SimRacing Portugal Forum
..... no comments - Printable Version

+- SimRacing Portugal Forum (https://www.simracingportugal.net/forum)
+-- Forum: Geral (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Forum: Geral (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=85)
+--- Thread: ..... no comments (/showthread.php?tid=5268)

Pages: 1 2

..... no comments - Luis Branco - 13-12-2006

Cerca de 14% do PIB nacional é quanto pesa na nossa economia a folha salarial da função pública contra os cerca de 10.5% que pesa na UE-25 ou os 10% que pesa na Zona Euro.

Entre 1996 e 2000, foram contratados mais de 130 mil novos funcionários (em termos líquidos, ou seja, contando os que se aposentaram ou sairam)

As Administrações Públicas empregam pouco menos de 778 mil funcionários, dos quais 568 mil se encontram no Estado Central.

Temos em Portugal um rácio de cerca de 18 habitantes por funcionário público, logo seguido pelo Luxemburgo com 19. Na Europa (UE-25) existem, em média, cerca de 31 habitantes por cada funcionário público da Administração Central, na vizinha Espanha este rácio é quase o dobro do nosso (36) e nas três primeiras posições surgem a Finlândia (com 46.5), a Lituânia (44.7) e a Polónia (com 42.3).

[Image: func_publicos.gif]

FELIZ NATAL PARA TODOS<!--sizec--><!--/sizec-->

..... no comments - Filipe Galego - 13-12-2006

Mas afinal estás contra os funcionário públicos ou o estado?
ah já sei...ambos...:lol:

Considerando que Portugal teria o mesmo n.º de funcionários públicos por habitante que a média da UE(31.6):

Funcionários do Estado Central necessários: 336.000
Funcionários das Administrações Públicas (incluindo Estado Central) necessários: 460.000
Peso no PIB dos Funcionários das Administrações Públicas: 8,3%
Poupança no défice público: 5,7%

Solucionado o problema dos critérios de convergência da União Europeia (entre muitos outros).
Dá que pensar, não dá?

..... no comments - Marco - 13-12-2006

o problema Luis é o que fazer aos q iam para a rua.
em subsidios de desemprego qt pagava o Estado?

mas eu entendo os 18 habitantes por func. publico.
aquilo funciona tao mal, que se fossem mais habitantes a maquina nem se mexia:D

O que eles iam fazer era o mesmo que fazem os do sector privado quando as fábricas fecham ou por outra qualquer razão ficam sem emprego: procurar emprego (o subsídio de desemprego tem agora regras mas restritivas para os acomodados)

Sobre o funcionamento posso dizer que o &quot;meu funcionário&quot; (e de mais 17) deve estar assoberbado de trabalho, pois fiz um pedido de n.º de contribuinte especial (obrigatório por lei para não residentes - não sou eu) e a resposta que levei é que demora 2 a 3 meses (60 a 90 dias, ou 1440 a 2160 horas) para me indicarem o n.º (9 algarismos) que é atribuído.
A consequência disto é que tenho uma sucursal de uma empresa estrangeira para constituição e assim todos os documentos que já tem vão caducar porque a conservatória não faz o registo antes de ter o n.º de contribuinte (que vai ser facultado por um serviço do estado para entregar a um serviço do estado, ou seja, o estado impede-se a si próprio de funcionar).

Mas pronto, isto sou eu que me aflijo com este estado de coisas. É natural que a maioria nem dê importância a isto e outros indicadores que mostram que daqui por 20 anos estamos todos a plantar couves e a sachar batatas no quintal. Enfim...

..... no comments - Luis Azinheira - 13-12-2006

muito bem luis...

ja agora acho piada quando os funcionarios publicos vao para as ruas, fazer protestos, porque de alguma forma lhes estao a tirar o osso da boca... uma porradinha no focinho nao lhes fazia nada mal.....

o problema é q nao ha emprego.
ou melhor, se calhar ate ha, nao ha é para o excesso q sai da mama do estado.

se calhar nao sabes, mas o funcionario tava ocupado com um dos seus 18 habitantes e nos proximos 2 meses não te vai poder atender :D

..... no comments - César Mendes - 13-12-2006

Não há emprego mas há trabalho!! :biggrinbandit:

E a maioria do ppl quer é empregos e nao trabalhos :23:

não pode Cesar, senao nao chamavam àquilo Centro de Emprego :d

..... no comments - NunoMartins - 13-12-2006

Acho que é preciso diferenciar o sector publico de 1ª classe e o de 3ª classe.