SimRacing Portugal Forum
Projecto Empresarial - qual a vossa opinião? - Printable Version

+- SimRacing Portugal Forum (https://www.simracingportugal.net/forum)
+-- Forum: SimRacing Portugal (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=3)
+--- Forum: SimRacingPortugal (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Thread: Projecto Empresarial - qual a vossa opinião? (/showthread.php?tid=285)



Projecto Empresarial - qual a vossa opinião? - cpvasconcelos - 08-10-2008

Caros amigos,

Já há algum tempo que ando a alimentar um sonho, um possível projecto empresarial.

O conceito é simples: a criação de uma empresa que construa simuladores, com o objectivo de os vender / alugar a empresas diversas.
Os simuladores seriam necessariamente constituidos por cockpit+hardware+software+contrato de manutenção.

Porque é que uma empresa de média/grande dimensão, imagine-se, uma PT, uma Vodafone ou uma Galp, haveria de querer comprar um simulador?

Por várias razões:

1. Em diversos eventos (Feiras, Congressos, etc.) um simulador com a imagem institucional da empresa é sempre um chamariz de pessoas ao "stand de vendas". Por vezes, resulta melhor que as tradicionais "hospedeiras".

2. Para aumento da cultura empresarial, "team building", laços entre colaboradores de forma transversal à organização. Esse simulador poderia ser colocado em zonas estratégicas da empresa, ex: junto de possíveis bares ou recepções, e poderia ter um horário de utilização fora do horário de trabalho. Mais ainda, os tempos e resultados dos vários colaboradores estariam disponíveis numa INTRANET da empresa, promovendo assim uma saudável competição entre as pessoas.

3. O ponto anterior reforça a imagem institucional, pois o simulador teria uma forte imagem da empresa, logotipos, cores, etc. Cria uma efeito de marketing à volta disso, pois começam a existir conversas tipo "Na minha empresa há um fantástico simulador..."

4. Nos simuladores, tipo RFactor, etc, é possível configurar, nas pistas, para existirem logotipos dessa empresa, tipo Banners, Outdoors, Placards virtuais, espalhados ao longo do traçado ? Caso afirmativo, isso seria excelente.

Posto isto, venho perguntar a vossa opinião. Acham que faz sentido, que há mercado para isto?

Eu sou engenheiro informático, trabaho na área comercial duma conhecida empresa portuguesa, tenho alguns contactos no mercado, creio que conseguiria vender uns quantos destes "simuladores", juntamente com um contrato de manutenção anual.

Agradeço as vossas opiniões, pessoal.
Já agora, se alguém se quiser juntar a mim neste projecto, podemos conversar...

PS - dois exemplos daquilo que imagino :
http://www.hyperstimulator.com/personal/ra.../raikkonen.html
http://www.simworx.com.au/i//tn_SX02_McLar...Simulator_B.JPG


Projecto Empresarial - qual a vossa opinião? - Filipe Galego - 08-10-2008

Atenção que o uso de um simulador, rFactor, GTR2, etc para esse fim tem que ter uma licença própria...


Projecto Empresarial - qual a vossa opinião? - J.Oliveira - 08-10-2008

ArrayAtenção que o uso de um simulador, rFactor, GTR2, etc para esse fim tem que ter uma licença própria...[/quote]

Exacto....

Mas parece-me uma iniciativa excelente. Quem dizvodafone ou galp, diz mesmo uma marca automovel....



Projecto Empresarial - qual a vossa opinião? - Tiago Silva - 08-10-2008

Há mercado p isso, concerteza, como basta ver no Salão Automóvel, em q há sempre mts marcas com simuladores disponíveis, mesmo q alguns sejam com Playstaion's, etc.
Mas como disse o Filipe, tens d ter licenças, e tb tens d analisar o mercado quanto à concorrência. Por exemplo, a Virtual-Games. :blink1:
Mas força nisso, nem q comeces como um hobby p ver até onde vai.


Projecto Empresarial - qual a vossa opinião? - cpvasconcelos - 08-10-2008

Pois é malta, aqui o Tiago tem toda a razão.
Estive a ver estes Virtual Games, e ... os tipos fazem tudo aquilo que eu tinha pensado e ainda mais uma dezena de coisas.

Em http://www.virtual-games.com/public/Sectio...hp?section_id=9 diz assim:

Soluções Complementares:

* Branding/ imagem do Cliente no Simulador ? Aplicação feita em autocolante vinil podendo ser integral (Full branding) ou parcial, respeitando as áreas reservadas à imagem do Virtual-Games;
* Branding no jogo ? Aplicação da imagem do cliente no carro e circuito do jogo;
* Televisor de Plasma ? De forma a que o público presente no evento possa visualizar a prova do "piloto virtual" tal como se estivesse a ver um GP real na televisão;
* Pit-Stop ? Mudança de pneus durante o evento criando uma maior dinâmica e interacção com o público.

Pronto, este sonho já alguém o fez, seguimos então com a vida real :-)