SimRacing Portugal Forum
O Grupo B - Printable Version

+- SimRacing Portugal Forum (https://www.simracingportugal.net/forum)
+-- Forum: Geral (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Forum: Automobilismo (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=84)
+--- Thread: O Grupo B (/showthread.php?tid=7493)

Pages: 1 2 3 4 5

O Grupo B - Rui Carneiro - 30-12-2005

Nem que eu fosse dentro do carro e o cronómetro marcasse 1.18, eu acreditaria...!:blink:

O Grupo B - JoaoM - 02-01-2006

É verdade, o Henri fez varias voltas ao autodromo c os jornalistas, assim como o Alen, alias em grande maioria tudo o q era Martini Racing. O meu pai foi durante 30 anos fotografo do mundial de velocidade de motos entre os quais os primeiros 7 ao serviço da Martini Racing e da Ford UK, foi tb fotografo pessoal do Alen. GARANTO-VOS aquele Delta S4 deu voltas ao autodromo do Estoril e na verdade o seu melhor tempo daria um sexto lugar na grelha do GP de 86. Com piso seco claro. Agora pergunto, chegaste a ver o Delta voar nessas míticas voltas?

Outra coisa q te pareçes esqueçer Gil é o falecimento do Pai da Michelle q comprometeu um titulo mundial, outro facto q contradiz as tuas teorias é q ainda há recordes em stages mto conheçidos de Group B p serem batidos hj em dia e q na verdade talvez nunca sejam batidos...

Do autodromo onde era o parque fechado eles arrancavam até a Peninha ou Lagoa Azul como troço de ligação. o autodromo tinha uma especial espectaculo mas q nada contava. Foi no início dos anos 80 q os orçamentos das equipas dispararam p valores nunca antes vistos. Os group b tiveram um impacto tão grande no desporto motorizado q os fãs nunca mais esquecerão (eu sou um deles ihihih) e foi em 81 mais precisamente qd a federação criou um regulamento dedicado a carros feitos especialmente p corrida, as portas foram abertas a todas as marcas p inscreverem os carros mais potentes velozes e barulhentos no seu campeonato, infelizmente 5 anos depois as mesmas portas viriam a fechar-se...

O carro q na verdade fez a industria deste desporto dar um passo em fte foi o Stratos q foi visto pela 1ª vez em 1973 para o total espanto de todo o pessoal dentro da modalidade. Estava na verdade 10 anos à fte do seu tempo em termos de conceito e performance. E na verdade como ja foi dito p manter a ligação à produção de série teriam de ser feitos 400 exemplares em qq carro feito p competir p obter a sua homolgação. ao contrário de mtas marcas a Lancia construiu os 400 modelos o q virou por completo a direcção do desporto. Tinham chegado os puros carros de Rallye....Bertone + Ferrari Dino 308 = a Lancia Stratos.

Mesmo assim havia uma palavra a dizer ao Stratos, curiosamente da mm fábrica...o Fiat 131 q em algumas ocasiões conseguiu bater o monstro da Lancia.
Em 1980 juntamente co o pequno R5 turbo nasceu outro carro fulcral q deu o passo gigante seguinte na tecnologia e desenvolvimento do desporto, com 5 cilindros, um turbo compressor e 4 rodas motrizes, Audi Quattro. Ganhou o primeiro rallye onde entrou, Áustria no camponato europeu a duas semanas da temporada de 1981, naquele que foi o ano essencialmente de desenvolvimento do carro. Mikkola venceu 2 provas, Suécia e Inglaterra. Obviamente mta dedicação e esforço estavam postas na temporada de 1982, ainda p mais uma das formações onde recaíam as maiores esperanças era contituída por mulheres apenas, Michelle e Fabrizia. Mouton já tinha provado ser igual a qq homem dentro do desporto e venceu o Rallye de San Remo em 1981 a primeira vitória alguma vez conseguida por uma mulher, e n só... até ao fim de 82 fez os melhores resultados em termos de lugares e vitórias batendo o Mikkola e o Stig...

Uma das poucas formações a fazer fte a eles seria Rohl e o opel Ascona mas até mm ele reconheçeu a superioridade e ameaça da Audi. Se ele sabia q n poderia bater a Audi ficaria feliz ao acabar nos lugares seguintes e a ser o 1º não Audi. No entanto o verdadeiro duelo viria na última prova da temporada em África sendo um duelo entre Rohl e Mouton mm depois do título de marcas tar atribuido à audi. 3 vitórias p ela e 1 p o Stig e outra p o Mikkola catapultaram a Audi deixando no ar a maior dúvida, se a marca conseguiria levá-la ao título de pilotos. a resposta acabaria por ser não visto o pai da Michelle estar na fase terminal duma doença e ela decidiu desistir do campeonato mas era o maior desejo do pai dela naquele momento q ela fosse a primeira mulher a ganhar. E assim ela fez mas infelizmente o título seria roubado dela no último stage, Rohl venceu eqt Michelle se sentava na estrada ao lado do seu quattro c a transmissão partida.

Para a temporada de 1983 a grande notícia seria o retorno da Lancia depois do sucesso do stratos. Iria voltar c o Lancia Motecarlo (nome de código 037) apos um ano de Group B. Eqt a audi e a opel continuariam a lutar pelo Group 4 a Çancia iria atacar o Group B. A Lancia foi a única marca a ir directamente p a classe nova q tinham regras mto menos severas. Como tb já aqui foi dito e bem apenas 200 exmplares teriam de ser feitos p obter a homolgação contra os 400 do grupo 4.

Mais importante foi o facto de as marcas terem autorização p fazer modelos 'EVOLUTIONS' dos seus modelos de produção. O mínimo pedido p esta máquinas sriam apenas 20 carros. 1982 foi tb p a Lancia um an de desenvolvimento, sofrido mas conseguindo resolver todo o tipo de problemas em termos de motor e chassis e foram recompensados em 1983 qd Rohl venceu 3 provas e Alen venceu mais 2. Merecidamente a marca alcançou o título de marcas, coisa q n aconteçia desde o Stratos no meio dos anos 70.

Entretanto o Quattro enfrentava uma cncorrência cada vez mais forte o proprio carro iria mudando cada vez mais e mais sendo mais curto e pontente cada vez mais afastando-se do carro produzido de série mas aumentando gradualmente a potência nas temporadas de 83 e 84. Originalmente haviam 350/400 cavalos do mais q provado motor de 10 válvulas, 2 por cilindro. Seria mais q suficiente p levar Mikkola ao título em 83 apesar dos esforços imensos da Lancia.

No meio da temporada de 84 veio a 'EVO' do Quattro. 4 válvulas por cilindro, mais boost no turbo e experiências q injecção de água p expandir e arrefecer o o charger de mixtura de gasolina o que traduzia de 450 a 550 cv dependendo da posição do Turbo q o piloto usasse. Até aí nenhum carro tinha desenvolvido tantos cavalos como o Quattro. Mesmo assim os engenheiros da Audi reconheçiam q ainda havia mto trabalho pla fte. O carro de produção ainda ditava detalhes como o posicionamento do motor q foi inicialmente desenvolvido através de tracção à fte. com 4 rodas motrizes o motor seria posicionado mo mais à fte no chassis especialmente em partes sinuosas de rallyes de asfalto. Em 1984 Stig traria ambos os títulos p casa.

Mas a vantagem podia no entanto ser batida e quam o conseguiu foi o Peugeot com o 205 T16. Jean Todt decidiu q o caminho a seguir seria o deixado pelo antecessor R5 Turbo, tirando o layout de motor e tracção à fte e daí desenvolver. O motor seria movido p o meio atrás dos pilotos mas à fte do eixo de trás. Montado numa posição transversal o T16 tencionava manter a filosofia do seu carro de produção 205 GTi, que embora pequeno os engenheiros decidiram manter as bases da rodas o mais afastadas possivel p q o seu handling fosse exacto e previsível em vez de ter as características de um carro com a base das rodas mais curtas.

A filosofia do 'Turbo 16' seria a tal dedicação à modalidade visto n haver programas de F1 ou de Endurance, e assim poderem ir mais longe q a Renault c o 5 Turbo, investimento este em team base, pesquisas aeroespaciais e nos caros e pilotos tiraram enormes dividendos. Tempo orçamento e esforço. 85 foi sem dúvida uma das mais fortes e cheias de sucesso campanhas q a marca teve após o carro ser visto pela primeira vez em 1984. O pequeno carro francês era mais compacto e leve q o Audi, c 4 rodas motrizes destronou o Quattro. Uma coisa q a Audi n sabia os engenheiros da Peugeot n diziam a ninguém, o pequeno 205 usava um Turbo charger vindo da F1 em 85. Era mais leve do q o Quattro e c a mm potência o q traduziu o sucesso nas temporadas seguintes, com o Timo.

Na Lancia e após o estado obsuleto do 037 veio o Delta S4 de tracção às quatro rodas, potente e compacto como o T16. Usava um combinado de Supercharger e Turbo Charger, e sem dúvida melhor q o 205. O carro era o mais avançado em termos de motor e a Lancia sabia q se houvesse necessidade poderia levar o seu S4 até aos 600cv que na verdade nunca precisaram LOL. 1ª prova, 1ª vitória no RAC c o Henri humilhando toda a concorrência com a criação Abarth. A seguir viria Montecarlo o q deixara a Peugeot um pouco nervosa qd o desenvolvimento dos Group B estava cada vez mais rápida. N fossem problemas de motor e a Suécia seria tb vencida plo Henri q ofereçeu a vitória de bandeja ao recem contratado Juhha no 205.

Na verdade Henri estava no top da sua forma aliado ao sucesso do S4 fazendo mtos admitirem ser o melhor carro de Group B de tdos os tempos. Infelizmente viria a ser trágica esta combinação a uma negra quinta-feira dia 2 de Maio de 1986 qd Henri liderava mais uma vez na Córsega com uma vantagem abismal. Tristemente Henri e Sergio viriam a perder o ctlr do carro numa estrada fazendo o S4 voar monte baixo p umas árvores deixando presos os pilotos num fogo imenso, embora fossem mortos instantaneamente fazendo a Lancia perder mais duas promessas após o Betega ter falecido tb num Lancia e tb na Córsega.

Este acidente aliado ao maior erro no desporto motorizado nacional (entregarem um R200 a Quim q viria a ceifar dezenas de vidas em Sintra) o q levou a federação a dizer chega. Rover, Citroen e principalmente o R200 mal chegariam a ver a luz do dia. R200 seria mto provavelmente o carro mais eficaz mas infelizmente nunca teve tempo p mostrar na totalidade

(o do Toivonen no Estoril......errrrr, carro de F1, com o dobro da potência e dois terços do peso seria sempre bem mais rápido que um Grupo B no alcatrão (onde a vantagem de ter 4 rodas motrizes é muito pequena)

Explica-me pls

O desempenho do Grupo B era impressionante: com motores de mais de 500 cv e peso inferior a uma tonelada, alguns modelos chegavam a ter menos de 2 kg/cv de relação peso-potência. Em 1986, Henri deu uma volta do circuito português de Estoril em 1min18s1 -- como comparação, Ayrton Senna fez a pole-position no mesmo circuito, no GP de Fórmula 1 daquele ano, em 1min16s7. E o Lancia Delta S4 de Toivonen levava um co-piloto...

Olha Gil e eu p ti dou-me ao trabalho de te provar....Há videos e fotos desse dia q com tempo irei mostrar...

O Grupo B - Gil Abobeleira - 02-01-2006

...

Olha Gil lê lá bem melhor e diz-me qd foi apresentada a 1ª versão EVO do Quattro...Se quiseres tenho aqui os números de chassis p te mostrar...

Com q então culpa do público e efeito pêndulo...eu chamo falta de mãozinhas e mto azar...Olha q os outros passaram lá e n aconteçeu nada e acredita q iam bem mais rápidos do q o 'Serial Quimller'. No final desse mm dia no Estoril Sol houve um meeting e aí decidiram n por os carros no palanco p parque fechado nas boxes do Estoril e foram p as assistênciass no paddock passando ao lado do palanco sob o assobiu e tristeza dos fãs, as famílias no mínimo mereciam isso...

O Salonen bateu num jornalista, quem tem algum conheçimento disso sabe e viu a interview com o mm jornalista no hospital de Cascais...Mas tb penso q atingiu mais gente.

Mas caso n saibas posso tb dizer-te q outro foi atingido em Arganil por um Audi, o tb ta documentado em video...

A interview confirma o q digo, os carros eram mais rápidos...

A resposta ao Estoril é sim pode e de facto aconteçeu p o espanto de todos, e pensei q ao menos isso soubesses...

Posso adiantar-te q na Filândia (nem é rápido nem nada lol) usa stages de à 20 anos atrás...

Aconselho-te vivamente a veres por exemplo;

The Evolution of the Drift Angle (Helmut Deimel)
Too Fast to Race
Still Too Fast to Race
Rally Supercars
Rallying History
Cutting Edge Rallying
Events 1980 to 1989
The Best of Group B
Audi Quattro
The Greatest years of Rallying:
-Video 1 (70s)
-Video 2 (80s)
(seasons reviews das temporadas e documentários de mais modelos de carros Group B tb há à semelhança do Audi. Num destes videos terás um clip do S4 a escrever largo no Estoril ;-)

É uma colecção q me levou e leva anos a fazer aos poucos. Há tb alguns livros q te darei o nome p espreitares pois acho q vais curtir :-D Tenho mais filmes mas depois deixo aqui os nomes de tudo!

O Grupo B - Rui Carneiro - 02-01-2006

Tem paciência, João, mas é perfeitamente impossível esse tempo... aliás, mesmo que fosse 1.28... hum... à partida torcia o nariz...!

F1 GP 1986 QF:

Ayrton Senna Lotus 98T 1º 1'16.673
Nigel Mansell Williams FW11 2º 1'17.489
Alain Prost McLaren MP4-2C 3º 1'17.710
Gerhard Berger Benetton B186 4º 1'17.742
Teo Fabi Benetton B186 5º 1'18.071
Henri Toivonnen Lancia Delta S4 6º 1'18.100
Nélson Piquet Williams FW11 7º 1'18.180

Ihihihihihihih (Gil tou no gozo, sabes q curto apertar ctg ihihihihihih)

O Grupo B - Marco - 02-01-2006

ainda hoje de tarde, eu e o joao estivemos a discutir o pormenor do estoril.
nao dos grupo b serem mais rapidos ou mais mortais q actualmente.
por muitas circunstancias acho q nao se pode comparar um e outro.
se bem, q segundo o joao, a TopGear fez um comparativo entre um Quattro e um EvoVII na pista de testes, e o Evo ganhou....pelos vistos um grupo B nao eh assim tao rapido como se quer fazer crer.
mas sim pela necessida q existe em existirem provas em como tal tempo foi conseguido no estoril.
neste particular sou como S.Tomé, ver para crer. a logica diz-me q nao, a fisica tb. pode ser q esteja enganado...pode ser q nao.
uma coisa é certa, se tal tempo foi conseguido, tem de ser provado.
e nao baseado em manuscritos e pretensas declaraçoes in loco.

digo eu, q se um EvoVII foi mais rapido q o Quattro na pista de testes da TG, entao, com a devida relaçao de caixa, tb o poderia ser no Estoril.
no entanto mantem-se a pergunta, seria tb mais rapido q o lotus-renault de senna? ou ficaria nem a 2 seg de dif?

desculpa Joao, mas ate me provares q o S4 fez esse tempo, continuo a achar q eh fantasia.
e mais uma vez te digo, nao sou eu q tenho de provar q o S4 nao fez esse tempo, mas tu q tens de provar q fez :)

abraço

Eu nunca disse nem nunca foi dito q ficou ou ficaria à fte do pole man q foi o Senna, longe disso m8, é dito q daria um 6º. A mim fisicamente n me admira q um carro de performance semelhante à dum F1 de 86 bem afinado faça um tempo dentro do Top 10 duma grelha.

N quero fugir ao asssunto mas por exemplo, sabes que lugar dava a melhor 125cc de Grande Prémio no Estoril numa grelha de 250cc? E o mesmo duma 250cc numa de MotoGP!?!? Eu até ver c os meus olhos tb pensava q era da física e S.tomé LOL

O Grupo B - Gil Abobeleira - 02-01-2006

...