SimRacing Portugal Forum
Fórmula 1 2008 - Printable Version

+- SimRacing Portugal Forum (https://www.simracingportugal.net/forum)
+-- Forum: Geral (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Forum: Automobilismo (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=84)
+---- Forum: Formula 1 (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=66)
+---- Thread: Fórmula 1 2008 (/showthread.php?tid=2299)

Fórmula 1 2008 - José Ramos - 19-10-2008

Array:cc_confused:A mim não dá problemas... e com outro browser?[/quote]

era mesmo do mozzila. obrigadao

Fórmula 1 2008 - Rui Sousa - 19-10-2008

DESTAQUE:

Mais uma extraordinária corrida do talentoso J. Button!!! Impressionante...

Fórmula 1 2008 - Luis Nabais - 19-10-2008

ArrayDESTAQUE:

Mais uma extraordinária corrida do talentoso J. Button!!! Impressionante...[/quote]
:12::12:

Talentoso? Só se for o botão da camisa de algum dos pilotos da frente, pois esse Button, coitadinho, que nódoa na camisa... :rolleyes:Pior pior só o seu companheiro de equipa...:cheesy:

Fórmula 1 2008 - Artur Nunes - 19-10-2008

ArrayPois, mas como disse o Hamilton não vai ter motor novo, parece que nas regras diz que não se pode usar o joker na ultima corrida, pena.

Não estou a dizer se é certo ou errado, só quero evitar que se comece a mandar vir com a Ferrari por causa da situação de hoje. O Kimi sabe o que tinha que fazer e faria de qualquer forma, o mesmo se aplica ao Heikki na Alemanha. O Ron também o contactou por radio na altura.[/quote]
TODAS as equipas fazem isto se for necessário, pode é algum piloto não respeitar essas ordens/estratégias ou acordos.
Não se esqueçam que por ex o Massa tambem fez o mesmo ao Kimi o ano passado em Interlagos, só assim o Kimi foi campeão.
Vivam com isto, nem é coisa que seja particular novidade, desde os anos 50 que a equipa tem prioridade sobre o piloto ou seja, se uma equipa quiser que um piloto seja campeão tem poder para pedir ao outro piloto para ajudar da forma mais adequada. Umas vezes dá nas vistas, outras vezes é feito de forma mais habilidosa mas é tudo. Qual o escândalo?

Agora querem que a FIA penalize o Kimi por deixar passar o Massa? :bigsmile:

Should Ferrari get a penalty?<!--sizec--><!--/sizec-->
19 October 2008 by Keith Collantine

A lot of discussion went on during the live blog about the Ferrari drivers swapping positions in the closing phase of the race. Kimi Raikkonen clearly backed off his pace to let Felipe Massa past.
There were some who felt this deserved a penalty.

Team orders are supposedly illegal under article 39.1 of the Sporting Regulations which reads:Team orders which interfere with a race result are prohibited.

However, as I wrote a few weeks ago, many teams have gotten around this rule in the past simply by not issuing their instructions over the radio.
What Ferrari did today was no different to how Lewis Hamilton breezed past Heikki Kovalainen at Hockenheim, or how Robert Kubica passed Nick Heidfeld at Montreal. Just as they went unpunished, so should Ferrari today. Raikkonen was merely returning the favour Massa did for him at Interlagos last year - which also went unpunished.
It seems to me that the FIA simply cannot enforce the rule banning team orders. Should they scrap it then? Perhaps, but at least the rule in its current form may prevent teams from more overt and unsporting team orders in some situations - blocking rival drivers, for example.
The only thing that struck me as odd about the Ferrari swap was how blatant it was. At Montreal and Hockenheim the chasing driver (Kubica and Hamilton respectively) was much quicker than his team mate. Today Raikkonen surrendered a lead of almost nine seconds to let Massa past.
All the same, I don’t think Ferrari deserve a punishment. Today’s race was pretty dull. The last thing we need is the stewards getting involved yet again
.

Não vi a prova ainda, mas cá para mim o Massa já ganhou o campeonato...:amuse:

Fórmula 1 2008 - Luis Nabais - 19-10-2008

Ninguém está contra o Kimi nem contra o Massa, estou contra a equipa dar ordens ao piloto para o fazer, durante a corrida, só isso. Isso aplica-se a qualquer equipa, não só à Ferrari, para que não venham dizer que só ataco a Ferrari, ou parecido.

ArrayDESTAQUE:

Mais uma extraordinária corrida do talentoso J. Button!!! Impressionante...[/quote]
LOL Lá vem este!:cool:

Parece-me algo desatento, a não ser que seja feitio. Um pouco triste ver isto... :sad:enfim.

Não gostaria de estar na sua posição na próxima época (se...); possível conflito de interesses... e não só.

Fórmula 1 2008 - J.Oliveira - 19-10-2008

Eu não percebo qual é o problema em deixar o companheiro passar. Mas afinal de contas para que servem as equipas? se isso deixa de ser legitimo, deixa de ter nexo haver equipas de 2 pilotos, e deixa de fazer sentido o termo &quot;trabalhar em equipa&quot;. Mas quem é que paga ao Raikkonen e ao Massa? não é a Ferrari? sendo assim eles trabalham para a ferrari cumprindo as ordens da mesma, e fazendo valer os seus interesses.
Se um de voces fosse chefe de equipa da ferrari e não fizesse o mesmo outra coisa não seria senão um parvo. Se o objectivo é ser campeão porquê diminuir ainda mais as probabilidades?
Se o Massa estivesse na frente e o Raikkonen não o atacasse deliberadamente aí aposto que ninguém fazia fogueira, mas como deixou passar, &quot;Ai é tão feio&quot; :noworry:

Os companheiros de equipa servem para se ajudarem uns aos outros :bangin:

Fórmula 1 2008 - diospiro_verde - 19-10-2008

Não percebo tanta polémica em torno desta questão das ordens de equipa que, aliás, existem desde sempre. Acho perfeitamente aceitável, desejável e lógico que um piloto funcione como parte integrante e integrada na equipa e que os interesses da equipa tenham primazia sobre as suas eventuais aspirações pessoais. Penso que é assim que funciona qualquer equipa em qualquer desporto, criar regras que o proibam é, a meu ver, anti-desportivo e verdadeiramente falsificador da justiça dos resultados. A Formula 1 está a perder toda a credibilidade e respeito, as corridas ganham-se e perdem-se em todo o lado menos na pista, onde, aliás, é proibido ultrapassar (comportamento punido exemplarmente pelos comissários), são regras sobre trocas de motor, sobre jogos de pneus, sobre linhas no asfalto que não podem ser pisadas, proibições de entrar nas boxes na volta de saída do Safety Car, controle &quot;anti-doping&quot; ou até um gesto timidamente obsceno feito por um piloto em protesto contra outro pode ser punido, como já aconteceu no ano passado. Este ror de regulamentos, muitos deles obscuros e altamente subjectivos, são usados estratégicamente para manipular resultados (este ano, claramente, em favor da Ferrari, no ano passado, da McLaren). O que está em questão não é quem é beneficiado nem quem é prejudicado, não acredito que os dirigentes das equipas tenham uma palavra a dizer nesse aspecto. Tudo é organizado em função dos interesses económicos de quem dirige o desporto. Paises sem qualquer cultura no desporto automóvel vão começando a monopolizar o calendário. Emirados Árabes Unidos, Singapura, Barhein, China (não contesto o direito de qualquer país que mostre condições para isso organizar uma corrida, mas não em substuição das provas tradicionais, essas, deveriam ser invioláveis). Por outro lado, no ano que vem, não haverá uma única corrida na América do Norte (o facto de não haver Grande Prémio dos Estados Unidos é deprimente). Dois octagenários (ou quase) estão a liquidar o pouco que restava da verdadeira Formula 1, hoje, a Formula 1 movimenta demasiado dinheiro para que possa ter interesse enquanto desporto. O negócio, em todas as situações, sobrepõe-se aos valores desportivos. Até mesmo a paranoia com a segurança dos pilotos - ainda que a dos comissários e do público já tenha sido grosseiramente descurada no passado recente - apareceu como parte do negócio e da ganância dessas entidades, até aos anos noventa, alguém viu Bernie Ecclestone preocupar-se com segurança? Talvez uma nova geração de espectadores adore esta nova Fomula 1, eu, detesto-a.

Fórmula 1 2008 - José Ramos - 19-10-2008

nao seras o unico a detestar o caminho que a f1 leva. Os velhos querem encher o bolso, metem la aqueles circuitos todos horrorosos no calendário tiram as grandes corridas as míticas corridas. Nao haver GP na America do norte é de verás deprimente

Arraynao seras o unico a detestar o caminho que a f1 leva. Os velhos querem encher o bolso, metem la aqueles circuitos todos horrorosos no calendário tiram as grandes corridas as míticas corridas. Nao haver GP na America do norte é de verás deprimente[/quote]
se bem que na América do norte (EUA ou Canadá) nunca chegaram ao estatuto de miticas.
Em França é que dá que pensar. :notrust:
A da Argentina ou do México já há muito tempo que saltaram fora... :sad: