SimRacing Portugal Forum

Full Version: Tópico f10
You're currently viewing a stripped down version of our content. View the full version with proper formatting.
Pages: 1 2 3 4
...como ia dizendo em tópico anterior, e como aqui não há hipótese de passar de on a offtopic de repente, aqui vão mais alguns comentários ao que disse o Gil, que cito:

"Quão real é a realidade? (pergunta à Matrix )

(claro que os simuladores são isso mesmo....mas lá porque não conseguimos simular as forças G, ou no limite, o risco/medo, não quer dizer que devamos fazer tábua rasa do resto... se não, qualquer treta que ande por aí (nfs xunings/toca fake drivers.....) pode dizer que afinal é um simulador, seguindo o teu raciocínio).

Já disse e volto a dizer, não gosto da vista F10, há mal por isso? Eu nem mando em campeonato nenhum para bloquear essa ajuda (e mesmo que mandasse, também não o bloquearia), mas não me impede de ter a minha opinião e de a expressar publicamente (tal como vocês têm o direito a defendê-la)....... e fico-me por aqui.

PS: Rui, como podes ver, a minha maior questão aqui é o facto de não achar justo as vistas exteriores terem acesso a 3 retrovisores, fiz um desabafo em relação ao F10. Se quiseres continuar a conversa (que tu sabes tão bem como eu e volto a dizê-lo, não nos leva a lado nenhum) F10/not F10, mais vale abrirmos novo tópico."

Não sei como segues o meu raciocínio de modo a concluires que confundo o toca ou nfs com um simulador, aliás, nunca experimentei sequer o nfs!!!
Não há nenhum mal em não gostares do f10, assim como também não há em eu me dar bem com ele. Eu nunca pensaria em bloquear qualquer visão que seja, cada um anda como gosta, não é batota... batota é cortar chicanes, meter mais de 2 rodas fora do asfalto, pendurar-se em rails e muros ou andar a varrer a pista ou bater propositadamente nos outros de modo a tirar vantagem, agora o modo de visão já vem com o jogo, não foi inventado por nenhum crápula.
Se não fui suficientemente claro, bota aí mais coisas.:fixe:
oi rui!!!

como todos sabem dei liberdade na escolha da posiçao de conduçao. no entanto, e eh a minha opiniao, nao diminuindo, ou tentando diminuir, as qualidades ou o q cada um ja alcançou (para evitar confusoes), penso q a vista de cockpit eh a UNICA q encarna o espirito simulaçao.
penso eu, q se nao conseguimos simular muita coisa, podemos pelo menos simular a posiçao de conduçao. ficamos mais perto da realidade.

agora, se outra forma de conduzir eh mais facil? nao sei. eu nao consigo. atrapalho-me, mas concordo q possa trazer vantegens a quem a utiliza em certas e determinadas situaçoes.
por isso mesmo acho q mais nenhuma "ajuda" deve ser implentada para essas vistas alternativas.
Marco, em relação ao espírito da simulação ser incarnado só pela visão interior não estou de acordo, muito simplesmente porque não me sinto minimamente num carro quando a tomo num simulador: o pescoço não roda, o banco não sente o chão, a cabeça não pode subir para ver uma berma e isso limita-me muito, sinto-me aprisionado e engessado.
Quanto ao facto de tirar vantagem do f10, é evidente que tiro, daí usar.
As vantagens que acho que tem:
1-visão periférica (ou antes, frente/lateral), o que óptimo para ver a posição relativa dos adversários, de modo a evitar acidentes nos chamados "ângulos mortos" da visão interior.
2-melhor percepção de bermas, muros ou outros obstáculos laterais, de maneira a traçar a trajectória mais bem desenhada.
3-pela falta de f.f., conseguir ver o que se pasa com a traseira do carro de modo a fazer a correcção necessária o mais cedo possível.
4-no GPL, mais clara leitura do conta-rotações, velocímetro e outros indicadores.
Tem também desvantagens:
falta de visão posterior (só é perceptível uns cms para trás do limite do carro), que particularmente no GPL já não é tão penalizante pelo uso do pribluda, mas ainda não me permite saber se estou a ser atacado pela direita ou esquerda; não uso muito f10 na volta de lançamento da qualify, com o propósito de não interferir com quem vem a fazer uma volta rápida.
Agora, se me perguntares qual a posição que gostaria de usar, respondo sem vacilar: a interior, desde que me desse algo perto da noção que me dá o guiar o meu carro diariamente; um dia (já não estarei por cá...) será assim, tomara que seja... ontem...:blink1:
Eu sou um bocado radical em relação a este assunto.... sem querer ofender ninguem...

(tentativa de) Simulação -> Vista interior e 0 ajudas

Todo o resto -> Arcade

Sempre foi a minha opinião... nem que por isso seja mais lento do que os outros... o que eu quero é que seja o mais real possivel... todos temos mais ou menos aptidões para todas as coisas e se os outros se adaptam melhor... azar o meu... agora quero é que corram todos com as mesmas limitações... (é claro que se todos tivessem a mesma máquina, o mesmo volante a mesma ligação á NET... mas tb não é preciso chegar ai porque não iamos lá chegar)

Quanto á visão periférica, existe por exemplo o Track IR, que supostamente deveria ser uma mais valia para quem o têm... o Pedro Miguel da VG está a vender o dele porque não se habitua...

É por isso que só jogo GTR (e agora GTL) e simuladores de voo como o LOckOn e IL2, pois são aqueles que eu acho que são os mais "realistas"...:racer:

oops.... tb joga uma vez por outra GT4, para fazer a digestão..:sick:
Não ofendes ninguem porque todos temos as nossas opiniões e enquanto forem opiniões (radicais ou não) são mho (muito humildes opiniões... :noworry: ).
A questão só se coloca quando, ao participarmos em ligas ou camps alguem procure impor a sua opinião a todos, obrigando os outros à sua pho (pouco humilde opinião...:notrust: ).
Porque há muitas razões para optar por outras vistas: frame rates, gosto pessoal, poder mudar em certas situações de corrida temporariamente para outra vista, regressando ao default assim que se retoma o ritmo normal (é o que normalmente faço), etc.
Não sei se estou a dizer asneira, mas penso que no GTL na vista de dentro do carro n tens as indicações de tempo por volta, sector e outras.. só no capot. E eu gosto de ter essas infos.
Quando falas de "vista do interior do carro sem ajudas", tb te referes a infos (ajudas?...) de caixa, speed, retrovisor(es), rpm etc?...
É que no GPL, sem usar o pribluda, só tens essas infos dentro do carro, de fora n tens nada a não ser o som e o monitor... e não tens nenhum espelho.... vantagens?...
O ponto aqui é que ao termos a nossa opinião sobre o modo de condução que nos convem, é bom que se diga que, de forma concreta e objectiva, é impossível dizer que alguem tem vantagem sobre outro, alguem quer aldrabar ou fazer batota aos outros, ou que prejudicamos alguem com a nossa maneira de abordar o simulador. Se concordarmos com isto não há problema e convivemos todos de forma cordata. Se acharmos que só nós é que temos razão e que estamos a ser prejudicados ou enganados (propositadamente ou não) pelas opções dos outros, não sei que boa convivencia em pista possa existir.
Um abraço.
agn,Nov 5 2005, 10:44 AM Wrote:A questão só se coloca quando, ao participarmos em ligas ou camps alguem procure impor a sua opinião a todos, obrigando os outros à sua pho (pouco humilde opinião...:notrust:  ).

nao sei o q tentaste dizer com isto Artur, mas so tens uma opçao qd participas num campeonato: obdecer as regras. senao gostas nao participas, eh simples.
as regras sao obrigaçoes q todos tem de cumprir, quem nao concorda pura e simplesmente nao participa.

ArrayPorque há muitas razões para optar por outras vistas: frame rates, gosto pessoal, poder mudar em certas situações de corrida temporariamente para outra vista, regressando ao default assim que se retoma o ritmo normal (é o que normalmente faço), etc.
Não sei se estou a dizer asneira, mas penso que no GTL na vista de dentro do carro n tens as indicações de tempo por volta, sector e outras.. só no capot. E eu gosto de ter essas infos.[/quote]

tens os tempos por volta, e podes ver se tas a ganhar ou perder tempo por cada sector, e penso q tem mais outra indicaçao.


em relaçao a tudo o resto, eu pergunto o seguinte, ao q gosto de usar como diz o Nico, "modo vista arcade", vcs no carro do dia a dia sentam-se no capot? ou no tejadilho?

Rui, tens de vir ca casa experimentar correr de dentro com o TrackIR. Isso q pedes ele da-te.
So nao podes eh meter a cabeça de fora:D

qd corria no sim-challenge, e cheguei a fazer 2 temporadas, o vista do cockpit era obrigatoria, e nao vi desistencias. eram mais de 50 inscritos a correr. nao era inscrever e nao por la os pes.

o gtr tem muitas opçoes para a dif q temos para outros pilotos, tempo de sector, etc etc.
alguns carros tem mais visibilidade que outros eh certo.

so mais uma achega,
quem esta preocupado com infos durante a corrida, q se preocupe eh em correr, pq a cada passagem pela meta tem o pitboard a dizer as distancias.
estamos la pra correr ou pra ler?
Eu sou da opiniao que nao ha nada como a camera do interior, nem me adapto a jogar de outra maneira, principialmente quando se joga de volante...

Para quem nao tem track ir existem programas que transformam webcams(desde q boas) no mesmo, cheguei a testar no LFS e funciona bem, pena a minha webcam ser ranhosa...:lol2:
uhmmm agora esse assunto interessou-me!! :cheesy:

Eu tnh uma webcam porreira podes dizer kal é o programa :blink:
Atenção que eu nunca disse que estava a usar o f10 por mania, apenas o uso porque me trás vantagens, vantagens essas que para a maioria são desvantagens, uma vez que não se adaptam a tal. Como ando às vezes na visão tradicional e não tenho o mesmo nível de performances, e mais, torno a minha condução mais perigosa para mim e para os outros, é do maior bom-senso continuar como estou até que a organização dos campeonatos em que participo o proíba; aí, restam 2 hipóteses: ou me adapto ou não corro.
As informações do pitlane apenas me situam na volta anterior, o que é insuficiente, para mais em pistas mais longas como spa ou nurburgring; mas, melhor ainda, em corridas por equipas, convém sempre saber quem vem atrás de nós e a quanto a qualquer momento: já tive alguns problemas com o jogo de equipa por não ter retrovisores e desconhecer se havia ou não de dar passagem a quem se aproximava; agora, o que vos garanto é uma coisa: nunca omiti a minha forma de conduzir, parecendo bem ou não fazê-lo.
...
Pages: 1 2 3 4