SimRacing Portugal Forum

Full Version: Rui Lopes e Gil Abobeleira
You're currently viewing a stripped down version of our content. View the full version with proper formatting.
Pages: 1 2 3 4 5 6
Este é o documento de candidatura entregue e aprovado pela actual Administração do SRP e sujeito a debate a partir de agora:

ArrayEsta lista, encabeçada por Rui Lopes e Gil Abobeleira, vem por este meio oficializar a sua candidatura ao presente escrutínio.

Esta notícia, por certo, não deverá ser novidade nenhuma para os utilizadores do fórum, visto esta lista ser formada por duas das pessoas mais descontentes com a presente realidade do SRP, tendo inclusive escrito, em conjunto com o Marco Rosas, um “Manifesto” de ideais que apresentámos à administração deste fórum (não nos cabe aqui fazer mais juízos de valor sobre o que se passou a seguir).
Como é lógico, as ideias que estavam expressas nesse “documento” fazem também parte da maioria das ideias que defendemos. Como ideia principal, defendemos desde logo um “arrumar de casa” antes de prosseguirmos para os projectos maiores: criar novas regras em relação ao fórum, definir como é que o site será mantido e gerido no dia-a-dia, estudar a melhor forma de integrarmos os diversos campeonatos online de simuladores portugueses dentro do SRP. Serão estes os alicerces que suportarão o SRP no futuro a longo-prazo, logo temos de estruturar estas matérias logo de início, por forma a não estarmos de novo, daqui a um ou a dois anos, a abrir o “milionésimo” tópico sobre “o futuro do SRP”.


As principais ideias defendidas por nós são as seguintes:

Regras claras na Administração:
- defendemos uma separação de funções para cada um dos 4 administradores: um responsável técnico para a página e fóruns; um responsável editorial para o site; um RP, com a responsabilidade de “publicitar” o SRP fora do mundo do simracing; e um membro que fará de ponte entre as organizações das ligas SRP e a administração;
- a administração falará sempre a uma voz só. Não podemos ter um ou mais administradores a exporem a sua opinião em “matérias” quentes sobre o SRP. A opinião de cada administrador só à administração interessa. A administração assume a responsabilidade do grupo, por isso “individualidades” não podem pôr em causa a própria administração. “Vencemos em conjunto, perdemos em conjunto!”.


Novas regras no fórum:
- Mencionar nas regras que os novos membros se devem apresentar no fórum próprio. É uma maneira de os conhecermos e, até eles, conhecerem os “parceiros” que cá estão.
- definir muito bem o que um moderador deve ou não moderar. Moderar não é só mover tópicos dos (sub)fóruns errados, é também servir de árbitro quando as discussões são mais intensas, chamando a razão à discussão. Se necessário, editar posts ofensivos ou que de outra forma só sirvam para inflamar a conversação, chamando a atenção para os “infractores”;
- evitar que se repita de novo as discussões entre o “meu é melhor/maior/mais bonito/etc que o teu”. Cada um joga aquilo que quiser e se para ele o simulador do outro não presta, então é “outro” que se está a enganar. Não é preciso estar constantemente a repetir as mesmas ideias, já que se sabe que estas discussões não levam invariavelmente a lado nenhum (e os moderadores devem fechar os tópicos onde se esteja simplesmente a andar às voltas);
- subfórum de compras e vendas: criar um novo set de regras, que podem pôr em causa o bom nome do SimRacingPortugal se alguma vez algum negócio der para o torto. Evitar também que apareçam novos utilizadores apenas para esse subfórum
- evitar ter imagens com definições superiores a 1024 pixels, de modo a não tornar difícil a visualização dos tópicos. Se necessário, chamar a atenção para a existência de thumbnails que ligam directamente a essas imagens grandes, sem perturbar a visualização do fórum.
- Acabar com as “assinaturas” enormes que alguns users têm. Três bars normais chegam e sobram para deixar mensagem.
- Tentar acabar com a escrita SMS. Quem escreve assim que se esforce por escrever português correcto, para que todos compreendam a mensagem que está a tentar passar (ninguém é obrigado a tentar compreender o que aqueles gatafunhos querem dizer quando o fórum é PORTUGUÊS). Isto também obriga as pessoas a pensarem duas vezes antes de escrever.


Estrutura do site:
- Funcionará como portal em português de notícias, artigos e reportagens das ligas SRP. Deverá também ser uma “porta de entrada” para que se atraiam novos elementos.
- Um editor, presente na administração do SRP, e um elemento adicional serão os responsáveis máximos pelos seus conteúdos;
- Existência de um elemento por cada simulador para escrever notícias sobre o mesmo. Este utilizador deverá estar por dentro do dia-a-dia deste simulador e apresentar notícias regularmente, se existirem notícias é claro. O editor pode conceder o poder destes elementos escreverem directamente para o site, se estes o merecerem.
- Incentivo para que todos nós, não só apenas ligados à administração e às ligas, escrevam artigos, análises, reportagens e notícias. O sucesso desta página depende de todos que quiserem contribuir para a sua manutenção. Os artigos/análises/etc deverão ser enviados para o editor, que depois os integrará (depois das necessárias correcções) na página. Não se preocupem, o nome de quem escrever esses textos aparecerá sempre, que aqui ninguém quer usurpar o trabalho dos outros.


Ligas SRP:
- os campeonatos terão SEMPRE de ser onlines e de simuladores realistas (nada de pseudo-arcadas nem campeonatos offline), bem como serem campeonatos, na sua génese, para portugueses (pilotos estrangeiros poderão sempre aparecer, mas não pretendemos ter ligas internacionais...)
- a organização terá de mostrar competência e experiência na organização de ligas/campeonatos/eventos, de modo a evitar problemas. Novos campeonatos deverão apresentar SEMPRE uma série de provas de teste, para avaliação (servidor, regras, número de interessados), nunca podendo usar o nome SRP no mesmo.
- As organizações terão também de apresentar também um esboço final do campeonato à administração do SRP, de modo a esta poder dar o seu aval (não haverá nunca “cheques em branco”....). Só aí é que o nome SRP poderá ser concedido a essa liga e nunca enquanto as provas de teste ainda estiverem a decorrer;
- ter um servidor competente para aguentar com o número de jogadores que se poderão inscrever no campeonato
- as datas das provas NUNCA poderão coincidir com as provas doutros campeonatos.
- após cada corrida, a organização terá de enviar para a administração do SRP um report completo de página e meia de texto em formato Word, mandando também algumas imagens que depois o editor da página poderá escolher, em função da sua qualidade e tamanho, para a reportagem sobre a prova na página. Não esquecer, terá de ser escrito em Português correcto, de forma a evitar trabalho adicional ao editor.
- se alguma liga SRP deixar de cumprir estas regras, o mesmo deixará de poder ostentar esse nome. Para além disso, a administração deixará de fornecer informações do mesmo na página central do SRP.


Projecção do SRP fora do mundo do Simracing
- quando tivermos todos os “alicerces” já montados, ou seja, um fórum reestruturado, várias ligas SRP a funcionar e uma página actualizada regularmente, aí sim estaremos prontos para nos “darmos” a conhecer. Pegando em algo já feito (vide campeonato GP3), seria interessante apresentar os reports das corridas numa revista de jogos. É claro que não podemos contar desde logo com o ovo no dito cujo da galinha. Para isso teremos que ser persistentes e mostrarmos que temos um hobby a sério – não devemos andar longe ao dizermos que o radiomodelismo e slotracing são levados mais a sério pelas pessoas que o Simracing. A mentalidade que existe de que o Simracing é uma coisa para crianças e para a “gente se divertir um bocadinho” tem de ser invertida. Afinal, é natural que a maioria das pessoas pensem assim, quando são literalmente “bombardeadas” com promessas de o Fake Driver, Pikeno Turismo ou o Colin FcRae serem “realistas”. Claro que não são e as pessoas sabem-no muito bem, logo nunca as levam a sério e, por conseguinte, o verdadeiro Simracing também não.

Ficamos-nos por aqui. Acreditem, fazemos isto, não por orgulho pessoal, não por egocentrismo, mas por pensarmos que podemos fazer mais e melhor pelo SimRacingPortugal.[/quote]

Todos os membros do SRP podem e devem colocar questões sobre estas ideias aos candidatos os quais responderão. Sempre tudo de forma ordeira e respeitosa. :fixe:

P.S.: Relembro também a todos que hoje é o último dia para envio das vossas candidaturas à administração.
eu sou suspeito, mas dou todo o meu apoio a esta candidatura.

no entanto tenho algumas questoes, que julgo serem simples.

forum:
- na forma que se referem a moderaçao, parece-me que existe um querer controlar a liberdade de expressao. opinioes podem ser favoraveis e desfavoraveis. as discussoes sao sempre saudaveis desde q dentro de limites de educaçao como vincam.
poderão as vossas "leis" levar a uma moderaçao ditaturial com prejuizo da liberdade de opiniao ou expressao?

campeonatos:
- sao muitas as exigencias aos campeonatos. mas quais as contrapartidas q eles terao?
puderá o campeonato exigir algo do SRP?
vamos imaginar algo tipo ESCORS. se porventura lhes interessasse fazer parte do SRP, e dada a dimensao comparada dos 2, quem teria de ceder no caso de nao se cumprirem os requisitos minimos?
Ora como sabem o Marco e o JoãoM estão a braços a com a organização do campeonato de GTR, que por acaso nem sequer é SRP. Eu vou dando uma ajudazita naquilo que posso.

Seja como for, o facto de participar, ainda que pela rama, na organização do campeonato de GTR faz-me pensar nalgumas questões resultantes do texto de cima. Vou passar a enumera-las, resumindo-me às questões que se prendem com campeonatos:

1. Como é que os organizadores irão mostrar experiência e competência em campeonatos? É que as provas de teste só por si não são nem uma pequena amostra do que é organizar um campeonato. E aqueles que nunca tiverem participado na organização de uma liga podem vir a fazer um excelente trabalho. Veja-se o caso do Marco. Penso que nunca tenha organizado nenhum campeonato, pelo menos de GTR acho que não, e no entanto o campeonato está a correr muito bem.

2. Relativamente à data das provas. Ora as semanas têm 7 dias, e podem existir campeonato de GTR, GTL, RBR, rFactor, F1C, GPL e LFS...chega que já tenho 7:bigsmile:Ora os dias da semana escolhidos para os campeonatos terão em conta vários factores, pelo que não creio que tenhamos 1 por cada dia da semana, de Segunda a Sexta. Isto porque simplesmente há dias da semana pouco apetecíveis para ter provas marcadas. É o caso das Sextas e Sábados. Ou seja, ficarão 5 dias para 7 ligas.
Por outro lado os interessados num campeonato podem preferir correr à 5ª Feira, até porque podem nem ter interesse no outro campeonato que também corre nesse dia. Não entendo porque não poderá existir sobreposição de dias para campeonatos. Participar num campeonato, ou em mais que um, será uma questão de escolha individual. Se um grupo de 20/30 pilotos optarem por ter um campeonato de LFS á 3ª Feira, e outro grupo de 20/30 tiverem um campeonato de GTL também á 3ª Feira, porque é que um desses grupos tem que ficar limitado pelos dias da semana utillizados por um campeonato que nem sequer têm interesse em participar. E depois põe-se a questão da escolha dos dias para os campeonatos. Ora se o GTL escolher a 3ª Feira primeiro que o LFS, mesmo que só ocupe 10 pilotos, os outros 30 terão que correr num dia diferente da 3ª. E se o campeoanto de LFS perder 15 pilotos porque esses 15 não podem correr noutro dia que não a 3ª Feira? Estão a ver o busílis de não se poder repetir dias para campeonatos.

3. Por último, um report de página e meia é muita lenga lenga sobre uma prova de um campeonato, penso eu de que. Talvez fosse melhor apenas a menção de um report independentemente da quantidade de palha que possa conter:biggrinbandit:

E pronto, são estas as minhas questões/comentários
nao fujas com o cu à seringa (eh termo popular, posso usar cu?) Luis
a organizaçao é dos 3.
e muito do q temos é pela tua rama...nada de modestias ;)
Marco Wrote:nao fujas com o cu à seringa (eh termo popular, posso usar cu?)

Não podes é usar seringas, não vás pegar alguma coisa a alguém, agora o que fazes com cu é problema teu :23:



Passando a explicar as questões referidas pelo Marco:

Novas regras no fórum:

Array- Mencionar nas regras que os novos membros se devem apresentar no fórum próprio. É uma maneira de os conhecermos e, até eles, conhecerem os “parceiros” que cá estão.[/quote]

Como diz a frase, os novos membros devem-se apresentar mas não estão obrigados a isso. A apresentação de um novo membro à comunidade é o primeiro passo para um maior conhecimento entre todos.

Array- definir muito bem o que um moderador deve ou não moderar. Moderar não é só mover tópicos dos (sub)fóruns errados, é também servir de árbitro quando as discussões são mais intensas, chamando a razão à discussão. Se necessário, editar posts ofensivos ou que de outra forma só sirvam para inflamar a conversação, chamando a atenção para os “infractores”;

- evitar que se repita de novo as discussões entre o “meu é melhor/maior/mais bonito/etc que o teu”. Cada um joga aquilo que quiser e se para ele o simulador do outro não presta, então é “outro” que se está a enganar. Não é preciso estar constantemente a repetir as mesmas ideias, já que se sabe que estas discussões não levam invariavelmente a lado nenhum (e os moderadores devem fechar os tópicos onde se esteja simplesmente a andar às voltas);[/quote]

Acho que sobre a primeira parte não há muitas dúvidas, não deixar que as situações se tornem incontroláveis é uma das obrigações dos moderadores.

Em relação à segunda parte. É importante que no fórum se dê importância à qualidade de informação nela postada. Debater temas é o objectivo, agora evitar que esses debates se tornem repetivos, desenquadrados, aborrecidos, etc. é uma função dos moderadores.

Array- subfórum de compras e vendas: criar um novo set de regras, que podem pôr em causa o bom nome do SimRacingPortugal se alguma vez algum negócio der para o torto. Evitar também que apareçam novos utilizadores apenas para esse subfórum[/quote]

Tentar fazer um rastreio da informação depositada nesta secção, manter a qualidade e a confiança. Arranjar uma forma de avaliar o vendedor para que ninguém saia prejudicado.

Array- evitar ter imagens com definições superiores a 1024 pixels, de modo a não tornar difícil a visualização dos tópicos. Se necessário, chamar a atenção para a existência de thumbnails que ligam directamente a essas imagens grandes, sem perturbar a visualização do fórum.[/quote]

Mais uma vez tendo em conta a qualidade, a apresentação. Ninguém gosta de tópicos em que as imagens são de tamanho não comportável com a imagem do fórum e com a leitura de quem as tenta ver. A solução neste caso é apresentar as imagens em thumbnails com acesso à imagem original.

Array- Acabar com as “assinaturas” enormes que alguns users têm. Três bars normais chegam e sobram para deixar mensagem.[/quote]

Mais uma vez a importância da qualidade visual. Dar mais importância à opinião e ao debate. Fazer com que o focus do post de cada membro seja a sua opinião e não a sua assinatura. Faz com que a abertura de cada tópico sejá mais rápida e funcional.

Array- Tentar acabar com a escrita SMS. Quem escreve assim que se esforce por escrever português correcto, para que todos compreendam a mensagem que está a tentar passar (ninguém é obrigado a tentar compreender o que aqueles gatafunhos querem dizer quando o fórum é PORTUGUÊS). Isto também obriga as pessoas a pensarem duas vezes antes de escrever.[/quote]

Desculpem falar nisto outra vez, mas a qualidade de um forum passa essencialmente pela qualidade da informação nela despositada. Não somos contra as abreviaturas quando elas se exprimem de forma clara. Agora aqueles post em que cada palavra é um enigma não ajuda nada à leitura final. Podendo até por vezes a informação ser deturpada.

Campeonatos:

Em relação aos campeonatos não vejo que sejam assim tantas as exigências. O nome do SRP está em jogo em qualquer evento que seja por ele apoiado, logo tem que assegurar um determinado numero de requisitos. Os campeonatos o que podem exigir é todo o apoio por parte do SRP, seja na manuntenção deste, seja na sua divulgação.
No caso do ESCORS que eu particularmente não conheço, só te posso dizer que (e já que falas em dimensões) é preferível manter a qualidade do que evoluir pela quantidade quando esta nos pode ser prejudicial.

Quanto às questões que coloca o Luís, posso dizer que o GTR é um campeonato SRP, ou pelo menos deveria ser SRP. Não sei neste momento como as coisas são relacionadas entre campeonatos e Ligas.

O que posso afirmar é que tem que haver forçasamente um esforço de interligação entre as duas entidades, SRP por uma lado e de quem faz a gestão das Ligas por outro, porque têm ambas as partes a ganhar com isso. O SRP vai fazer exigências em relação a isso que obrigatoriamente terão que ser cumpridas, por outro lado dará toda a ajuda possível para que as Ligas sejam um sucesso.

Em relação à questão dos organizadores posso te dizer que o SRP fará o acompanhamento integral de tudo o que seja Ligas SRP. As que já funcionam e as que irão seguramente funcionar. Obviamente que o SRP nunca terá certezas no sucesso de uma Liga, mas há factores que podem desde logo indiciar isso. A apresentação de um bom projecto inicial e a forma como decorrerá a fase de testes serão concerteza bons indicadores.

Em relação às datas das provas seguramente que não se consegue por o Rossio na Rua da Betesga, mas concerteza se tentará com que a oferta, no que a Eventos SRP diz respeito, não fique condicionada por questões de Datas.

Em relação ao Report dúvido que um Evento de Quinta Feira no GTR bem elaborado sobre todas as fases da prova se fique só por uma página. Por isso tenho a certeza que página e meia não será muito dificil de se conseguir.

Espero que tenham ficado esclarecidos :fixe:
Arraynao fujas com o cu à seringa (eh termo popular, posso usar cu?) Luis
a organizaçao é dos 3.
e muito do q temos é pela tua rama...nada de modestias ;)[/quote]

Eu cá com o cu fujo sempre :biggrinbandit:
Rama, ou parra, do meu lado é o que há com fartura...a uva é que é pouca :bigsmile::laugh:
Para já e numa primeira leitura diagonal (não enviesada...), muito do que o documento foca está correcto na minha opinião.
Parece-me ainda muito "resposta" a situações pontuais, com muitas referencias ao passado e ao forum, acho que deveria ser mais de futuro e do simracing, com coisas calendarizadas e objectivos mais concretos, é muito "carta de intenções", mas no global tem coisas interessantes.

Só quero, para já, colocar aqui 4 reflexões:

1 - Sobre o que o Luís diz, das 7 dias 5 races... não são bem assim as contas, a não ser que todas as ligas tenham corridas semanais... se as corridas forem quinzenais, o que dá uma boa média, já se tem mais folga.
O GPL tem um mod65 em que a corrida é mensal, e a do mod67 é quinzenal, por ex. Assim já era possivel correr em dias diferentes, e eu defendo isso: não existir sobreposição de provas oficiais. pelas minhas contas dá para 7 a 9 camps conviverem na boa. Mas não acho que se tenha que ser fundamentalista nisto (e noutras coisas... ): se for possivel e desejado, tudo bem. Mas se o ppl de um sim achar que n se importa para poder correr num dia que seja o do seu agrado, em ultima análise, a decisão cabe-lhes. Mas deveria existir algum incentivo ou esforço para que não existisse coincidencia. Com provas quinzenais ou mais n me parece que seja dificil.

2 - Evitar que as discussões no forum se tornem azedas e descambem em antipatias pessoais ou de simulador ou outras parece-me bem, claro. O que duvido é que se consiga sem ser um forum moderado na origem. Se alguem resolver mandar um post foleiro, ofensivo ou com outro conteudo menos proprio numa hora em que ninguem possa fazer o trabalho de edição exigido, horas depois (ou por demasiada exposição ou por terem existido entretanto respostas e contra respostas no mesmo tom) já os danos estão feitos e mesmo editados ou apagados os causadores do mau estar esse mau estar vai permanecer ou ser lembrado.
Tomar uma ou outra via é uma decisão estrutural, que é pedra de toque do tipo de riscos que se está disposto a correr.

3 - De acordo com a correção da linguagem, com um limite do tamanho das assinaturas e imagens e com a apresentação inicial. Mas tambem gostaria de ir um pouco mais longe e aconselhar que os elementos do forum fossem identificados pelo seu nome real. Um local com a foto tambem seria bem pensado em minha opinião.

4 - Não se fala no documento nos custos, contribuições, patrocinios, publicidade ou outras formas de receita que permitam pagar as facturas... não sei se é omissão, esquecimento ou a convicção de que o perpetuar da presente situação está adquirida.

Depois com mais tempo farei o meu comentário e sugestões no que se refere às ligas e à projecção externa.

Siga. :blink1:
ArrayEm relação ao Report dúvido que um Evento de Quinta Feira no GTR bem elaborado sobre todas as fases da prova se fique só por uma página. Por isso tenho a certeza que página e meia não será muito dificil de se conseguir.[/quote]

Dificil de conseguir não deve ser. Duvido é que haja muita a gente a lê-lo, para além dos intervinientes.

É grande demais. Funcionam bastante melhor alguns screenshots que muito "paleio".
Não percebo nepia destas elições....

Que estamos mesmo a votar?

2 pessoas para ocupar as 2 vagas que existem neste momento na administração certo?

E porque temos de votar, as 2 pessoas que lá estão não tem capacidade de numiar? e vao-se sujeitar aos que entrarem querem fazer, ou ao contrário os que entrarem é que se tem de sujeitar.

Ou vão conseguir o milgare de juntar o azeite e a agua?
lol....
Pages: 1 2 3 4 5 6