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Full Version: Regras
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Introdução

As presentes regras serão utilizadas no Campeonato bSkilled TC65 e no Campeonato bSkilled GTC-TC76
Este campeonato será organizado fundamentalmente com os objectivos de desenvolver dois campeonatos divertidos e correctos e favorecer o decorrer de corridas equilibradas e disputadas.

Inscrição

Todos os interessados devem ler as regras antes de se inscreverem.
Serão aceites pilotos em ambos os campeonatos até se atingir o limite em ambos (30 pilotos).
Caso existam mais de 30 inscritos para cada um dos campeonatos, será dada prioridade aos que se inscreverem primeiro.
Cada piloto poder-se-á inscrever em qualquer campeonato, ou mesmo nos dois.
São necessários os seguintes dados no momento da inscrição:
i. Nome (Nome e Apelido)
ii. Nick (para o GTL)
iii. Nome equipa virtual
iv. A inscrição tem o valor de 15€ (Euros). Estão livres de pagamento de inscrição os pilotos que participem no campeonato bSkilled-GTR

Qualquer pessoa, independentemente da sua nacionalidade, poder-se-á inscrever nos campeonatos, mas é dada preferência aos pilotos portugueses.


Se existirem problemas na utilização do servidor no dia da prova, esta realizar-se-á posteriormente, data a anunciar pela organização.

Sistema de pontuação
O sistema de pontuação adoptado, quer no campeonatos de TC65, quer no de GTC-TC 76, será o seguinte:
• 20 pontos para a vitória;
• 15 pontos para o 2.º lugar;
• 12 pontos para o 3.º lugar;
• 9 pontos para o 4.º lugar;
• 7 pontos para o 5.º lugar;
• 5 pontos para o 6.º lugar;
• 4 pontos para o 7.º lugar;
• 3 pontos para o 8.º lugar;
• 2 pontos para o 9.º lugar;
• 1 pontos para o 10.º lugar.
Para efeitos de classificação, e para evitar que os problemas com as ligações ou com a impossibilidade de comparência dos pilotos criem situações de desigualdade, em cada campeonato serão descartados os dois piores resultados de cada piloto, dando assim um total de 7 pontuações possíveis nos dois campeonatos.
Os resultados da prova só serão válidos após terminarem as deliberações tomadas pelo colectivo depois da análise dos protestos apresentados.

Classificação final

O piloto com maior número de pontos será declarado vencedor do respectivo campeonato.
Em caso de empate pontual, será declarado vencedor aquele que tiver maior número de vitórias.
Se mesmo assim persistir o empate, este será desfeito pelo maior número de segundas posições, terceiras posições e assim por diante...
Se mesmo assim persistir o empate, será feito o desempate pelo resultado da primeira prova.
Este tipo de desempate também é válido para o resto dos lugares.

Carros admitidos:
TC 65:
o Ford Mustang
o Ford Falcon
o Lotus Cortina
o Mini Cooper S
o Jaguar Mk II
o Alfa Romeo GTA
o Abarth 1000 TC
GTC-TC 76
o Ford Escort RS1600
o Ford Capri RS 3100
o Ford Capri RS 2600
o BMW CSL
o DeTomaso Pantera
o Porsche 911 RSR
o Porsche 914-6
o Chevrolet Corvette

Não será permitido o uso do Porsche 906

Cada equipa poderá ser formada por um máximo de 2 pilotos.
As equipas só poderão inscrever um único modelo para os seus dois pilotos para todo o campeonato.
Os pontos atribuídos em cada prova a cada equipa serão a soma dos pontos dos dois pilotos dessa equipa, contando para esta classificação todas as provas de qualquer um dos campeonatos (não existirão pontos a descartar nesta classificação).

Configuração das corridas

Para se evitar o restart ao servidor entre as provas, este estará aberto a ambas as classes: TC65 e GTC-TC76. No entanto, terão de ter em mente o seguinte esquema de corridas:
o 21h30: 10 minutos de practise para o Campeonato de TC65
o 21h40: 20 minutos de qualificação para o Campeonato de TC65
o 22h00: Corrida do Campeonato de TC65 (cerca de 25 minutos de corrida)
o 22h30: 10 minutos de practise para o Campeonato de GTC-TC76
o 22h40: 20 minutos de qualificação para o Campeonato de GTC-TC76
o 23h00: Corrida do Campeonato de GTC-TC76 (cerca de 25 minutos de corrida)
Todo o piloto que aparecer com um carro pertencendo a uma classe diferente daquela que estiver a correr, terá de sair imediatamente do servidor. Caso não o faça voluntariamente, será posto fora do servidor e, se voltar a entrar com o carro errado, será banido da corrida.
Todos os pilotos deverão estar prontos para aceder ao servidor antes da hora marcada para a qualificação. Aquando do seu início, não será permitida a entrada de novos jogadores no servidor.

Replays

Todos os que pretendam protestar, ou pensam estar envolvidos num incidente ou infracção, devem salvar o seu replay da corrida.
Em caso de replays manifestamente diferentes (apresentados pelos envolvidos no incidente), será sempre considerado como válido o replay do infractor, privilegiando-se a sua inocência. Caso o infractor não apresente defesa, o colectivo terá também em consideração o replay do servidor.

Regras gerais de conduta

Todo o piloto é obrigado a conhecer e a proceder de acordo com as regras de conduta aqui indicadas.
É expressamente vedada a troca de mensagens (chat) durante toda a duração da qualificação e corrida, sendo apenas permitido o uso de chat pela organização, e apenas no estritamente necessário para o desenrolar da qualificação/corrida.
As únicas mensagens permitidas durante treinos ou corridas são PI e PO (para “Pit In” e “Pit Out”), SR para “sorry” e NP para “no problem”.

Qualificação

Na primeira volta depois da saída das boxes, os pilotos devem ceder passagem a quem esteja em volta de qualificação, respeitando a bandeira azul e os semáforos no fim do pit-lane (não deverão entrar imediatamente em pista se o semáforo tiver luzes azuis intermitentes).
Procedimento durante a 1.ª volta
Na largada, um carro não deve procurar avançar e ocupar o lugar de outro que desapareceu devido a warp ou lag.
Será permitida a entrada na race pelas boxes. Nesse caso, independentemente da pista em questão e da contagem de voltas do jogo, a primeira volta será sempre contada.

Bandeiras e conduta em prova

As bandeiras deverão ser respeitadas.
A existência de warp e de lag fazem parte do jogo e podem causar enormes problemas durante a corrida. Contudo, não se pode fazer muita coisa para o evitar; quando tal acontecer, os pilotos deverão manter a calma, não fazendo movimentos bruscos, não travando e não tentando ultrapassar de forma imprudente e perigosa. Deve-se procurar manter a linha e a velocidade normal de corrida, até que as condições de ultrapassagem melhorem ou a ligação estabilize.
Se existirem problemas na contagem das voltas, o colectivo analisará a situação e tomará uma decisão em conformidade com as regras.
É da responsabilidade de cada piloto respeitar o ritmo e a gestão de corrida do piloto que o precede, principalmente durante a 1ª volta. Cada piloto deve saber manter uma distância segura entre o seu carro e o carro que vai à sua frente ou ao seu lado.
Aos pilotos mais lentos (retardatários) é pedido que não façam mudanças bruscas de trajectória; os pilotos mais rápidos é que têm a obrigação de fazer uma ultrapassagem limpa, adaptada ao piloto que vai à frente e às condições de pista e de ligação, observando o carro que o precede, não se colando imediatamente atrás e em fila, antes um pouco afastado e de lado, com a trajectória ligeiramente diferente da do carro da frente, de forma a evitar colisões aquando das travagens inesperadas.
Todos os pilotos devem entender que ultrapassar carros lentos, atrasados ou danificados, faz parte da corrida.
Em todas as circunstâncias os pontos de travagem dos outros carros devem ser respeitados, com o condutor que persegue outro(s) obrigado a antecipar a sua travagem para evitar colisões com o(s) piloto(s) que segue(m) à sua frente.
Quando os carros rolam lado a lado, deve-se deixar um espaço razoável entre eles.
Uma ultrapassagem requer que os dois carros mantenham a sua linha de pista, tanto o que ultrapassa, como o que é ultrapassado.
Em curva, deve-se procurar manter o seu lado da pista e a sua linha durante toda a duração da curva.
Em recta, é permitida uma mudança de trajectória, desde que isso não provoque qualquer tipo de colisão com outro piloto. Qualquer outra mudança é considerada bloqueio. Também não é permitida o uso do “meio da estrada” por um qualquer piloto que tenha alguém atrás a tentar ultrapassá-lo. Neste caso, será considerado bloqueio ilegal e poderá ditar sanções pelo CAI se algum piloto protestar este tipo de conduta.
Na colisão motivada por ultrapassagem em curva é dada razão ao piloto ultrapassado, a não ser que o ultrapassado altere a sua linha de trajectória abruptamente.
Quem ultrapassa tem de deixar espaço para que o ultrapassado prossiga no seu ritmo e trajectória.

Bandeira Negra

Se lhe for mostrada a bandeira negra, isso significa que terá de ir às boxes cumprir um stop-and-go. Se o piloto não cumprir esta ordem, não só o jogo o desclassificará da corrida, com também será considerado má conduta e pode levar a penalizações adicionais aos pilotos que violarem esta regra.
Interrupção ou anulação da corrida
Apenas nos casos do servidor de uma prova/manga cair ou na impossibilidade de se ter um servidor é que se poderá considerar a possibilidade de repetição dessa prova.
Se uma prova/manga for interrompida ou desconectada antes de completadas 50% das voltas da distancia da corrida, esta será anulada e adiada para posterior a anunciar pela organização.
Caso a interrupção ou desconexão ocorra para lá desse limite, a corrida é considerada válida e serão consideradas as posições obtidas até essa altura, dando-se a totalidade dos pontos se se tiver corrido 70% ou mais voltas do total, ou apenas metade dos pontos se a duração da corrida tiver variado entre os 50% e os 70%.

Penalizações

Para efeitos de penalização, os factos que os motivam podem ser de dois tipos:
De conduta e sem toque entre carros (Chat em qualify ou em prova que não o permitido, bloqueamento, mudanças bruscas de trajectória, uso do “meio da estrada”, travagens bruscas sem justificação, entradas em pista descuidadas, saídas das boxes sem as devidas precauções, etc);
Comportamento lesivo em pista, (desde que exista um incidente entre carros, com ou sem danos).


Despenalizações

Um piloto que seja objecto de penalização poderá ver reduzidas a sua penalização para metade se respeitar as seguintes condições:
Se existir contacto entre pilotos que não impeça nenhum de continuar em prova, mas tem como resultado que o piloto culpado ganhe posições à custa do piloto não culpado, o piloto culpado deve tomar a atitude de permitir que o não culpado volte a passar, de forma a restabelecer as posições respectivas, tais como eram antes do acidente. Isto também se aplica, mesmo que o piloto culpado tenha de permitir que outros pilotos não envolvidos no acidente o passem, enquanto espera que o piloto não culpado reganhe a sua posição.
Se existir acidente que coloque o piloto não culpado fora de prova, mas permite que o piloto culpado prossiga, então o piloto culpado deve tomar a atitude de se retirar igualmente de prova, tão cedo quanto o seja possível fazer em segurança.

Protestos

Qualquer piloto pode protestar outro piloto, no prazo de 96 horas úteis (4 dias) após a corrida em questão.
No protesto, o requerente deverá fazê-lo no fórum do campeonato, com uma descrição objectiva dos factos (incidentes ou infracções) e das suas razões, incluindo as seguintes informações: pilotos envolvidos, n.º da volta do facto, replay com pelo menos 10 segundos antes e 10 segundos depois do facto relatado (mas inferior a 1 minuto).
No caso de chat indevido (e como não pode haver replay disso), a comissão só deve actuar após reclamação de dois ou mais pilotos.
A não observância destes requisitos torna automaticamente inválido o protesto.

Serão aplicadas penalizações aos pilotos que apresentarem de forma contínua protestos inválidos ou não fundamentados.
O veredicto é dado até 24 horas úteis antes da prova seguinte.
As decisões são finais.
Depois de dado o veredicto, o tópico é fechado.

Análise e decisão dos protestos

Metodologia que regerá e arbitrará as ocorrências:
A comissão é composta por 2 elementos de cada uma das divisões
São criados 2 grupos de analise. O grupo de pilotos da Divisão 2 analisa os acidentes da Divisão 1 e vice versa.
Os grupos são presididos por um elemento (Presidente do CAI).
Ao presidente da comissão cabem as tarefas de coordenar cada grupo de analise, recolher as suas opiniões, redigir um documento final com a decisão e justificação do veredicto.
Para cada acidente é criada um tópico por parte do protestante com o titulo : ACD_Volta#_nomepiloto_pista
Nesse tópico é exposto o seu protesto juntamente com imagens e/ou vídeos a acompanhar se assim o desejar.
O(s) piloto(s) envolvidos tem a possibilidade de se defender utilizando os mesmos métodos (imagens, vídeos).
A discussão não é permitida.
Caso assim deseje, o grupo de análise inquire os envolvidos em privado.
Qualquer post que esteja fora de âmbito será apagado.
Das decisões do colectivo não haverá apelo nem recurso.

Notas e disposições finais

Os casos não previstos, duvidosos ou omissos serão analisados e apreciados pelo colectivo.
...
alguns pontos considerados importantes foram revistos.
N sei s as regras estão para discussão ou n, mas eis uma sugestão:
O espírito do jogo e mesmo de quem corre em clássicos, é coleccionar os carros e depois correr com eles. Assim sendo, n seria mais interessante permitir q s utilizasse qualquer carro q quisessemos em cada corrida ao invés de s poder utilizar apenas 1 ao longo do campeonato?!
Acho que simulava melhor as corridas de clássicos. Por ex, basta ir ao Historic Festival p ver q muitos dos pilotos têm vários carros e utilizam vários ao longo do campeonato.

É só uma sugestão, p o boss pensar!! :blink1:
Podes utilizar 2 carros...TC 65 e TC 76 ;)

o problema prende-se com a necessidade de vcs andarem sempre a mudar o vosso carro no website de suporte ao campeonato.
na realidade verificas é q varios pilotos conduzem diferentes carros de diferentes classes, e nao varios carros da mesma classe
Na mesma prova utilizam só 1 na mesma classe, sim, mas julgo que em provas diferentes muitos utilizam diversos carros, consoante os que tiverem. Mas de facto esse pormenor do carro definido no site é chato!
Se n der, paciência. A mim o q m chateia mais em ser só 1 carro é q o jogo têm tantos carros diferentes p conduzir, q é pena estar agarrado só a 1 a época toda!! :rolleyes:
A GhostSpeed vai contar com duas equipas, uma em cada campeonato.

Nomes e Carros para breve.
Só duas questõezinhas.

-Porque é que não é permitido o porsche 906? Nem sequer é o mais rápido nem mais competitivo.

-Porque é k não existe a classe GTC65? Alguns dos mais emblemáticos carros são desta classe para além de serem de longe os mais divertidos e desafiantes de guiar.
Alex, ou juntamos tudo no mesmo, e cada piloto so pode correr numa classe, ou entao diminuimos as corridas a expressao minima de 10 ou 15 min de corrida, ou o pessoal começa a deitar-se tarde:D

o problema é o tempo ;)
estive a reler as regras e reparei numa pequena incorrecção...
onde se lê
o 22h40: 20 minutos de qualificação para o Campeonato de TC65
deve-se ler
o 22h40: 20 minutos de qualificação para o Campeonato de GTC-TC76
não é ?
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