16-04-2006, 04:35 AM
Pois é, mesmo após todo este tempo continuo a descobrir coisas no GTR.
Destroçado por não conseguir a minha mulher a aceitar uns Frex cá em casa e desconfiado porque não conseguia bater os meus tempos em algumas pista por mais que inventasse no setup, comecei a alterar outros parâmetros nas opções, com particular atençao ao acelerador e travão.
Ora foi assim que tinha começado a jogar GTR há quase 18 meses com Speed Sensitivty e Brake Sensitivity em 50/50. Depois disso fui alterando (para baixo diga-se) até que durante muito tempo utilizei 10/35, respectivamente.
Mais recentemente (há coisa de uns 6 meses) comecei a modificar no sentido inverso e andava a utilizar sensibilidades de 70/50, novamente para acelerador e travão.
Pois bem, há coisa de dias comecei a experimentar aumentar ainda mais a sensibilidade. Isto porque parecia-me que ainda não era o suficiente para manter o gaz durante a curva (era dificil modular o acelerador em condições) e não me permitia travar em condições (mais uma vez a modulação não era a melhor).
Fui aumentado até que agora estou a usar 85% no acelerador e 75% no travão e só vos digo que tenho muito mais facilidade em modular quer um quer outro. Consigo com um grande á vontade modular o acelerador em curva e manter gaz durante a mesma, o que ajuda de sobremanira a segurar a frente, pelo menos com os meus setups. Igualmente a travagem é mais controlável e com maior modulação.
Penso que quem usa pedais tipo Momo Force ou Momo Racing, ou afins, por termos um curso curto em cada pedal e uma maior leveza dos mesmo, tire benefícios em termos de controle com esta maior sensibilidade.
Isto significa que teremos que "pisar" menos acelerador ou travão para ter a mesma reacção, o que, para mim, é benéfico pois como que aproxima a escala curso pedal/reacção do carro em jogo.
As vantagens que me apercebo são (e são-no de forma evidente):
- menor tendência para bloquear rodas na travagem e maior facilidade em entrar dentro da curva a travar. O movimento no pedal tem como reflexo uma mais rápida correspondência no jogo.
- maior facilidade em aceleração com menor snaping, permintindo saídas mais velozes e melhor controlo. Aplica-se o mesmo que para o travão.
- Menor desgaste dos pneus e menor aquecimento dos mesmos, beneficiando da redução de bloqueios na travagem e patinar das rodas em aceleração. Contribui também a maior facilidade em modular o acelerador em curva, que ajuda a estabilizar trajectórias, reduzir esforço nos pneus da frente (e os traseiros também) e manter uma velocidade em curva superior.
- Melhoria dos tempos por volta entre 0.5 a 0.8 segundos (no meu caso é verdadeiro).
Assim, a título de exemplo, aqui fica que em Monza, com 80 litros, com pneus Med-Med, 2x fuel rate e 2x tyre wear, passei a rodar dentro do 1:44 desde a primeira volta lançada, com uma constante entre os 1:44.500 e os 1:44.000 sendo que a melhor volta foi conseguida dentro dos 1:43.700.
Ainda mais permite rodar com pneus Soft-Med, conseguindo tempos na casa dos 1:44.200 e 1:43.800, mas há custa de um aquecimento maior, mas perfeitamente controlável. E, surpresas das surpresas, até com penus Med-Soft (é verdade) consegue-se gastar os 80 litros com voltas dentro da casa dos 1:44.800 1:44.400, ainda que a primeira volta lançada dificilmente baixe dos 1:45.000.
A título de comparação digo-vos que só em package de qualificação tinha conseguido rodar em 1:43.
Aqui fica o meus testemunho, pelo que não se limitem a alterações no setup mas tenham também atenção ás definições do controlador que usam.
Longe de mim dizer que isto seja o santo graal para que de um momento para outro comecem a melhorar os tempos a olhos vistos, mas experimentem também acertar estes parâmetros para o vosso conforto e facilidade de condução. O que resulta comigo pode não ter o mesmo efeito convosco mas quem sabe se não vão modar alguma coisa no acelerador e travão que vá ter efeitos benéficos em pista.
Boa páscoa que amanhã (hoje) tenho um belo almoço de família.
Destroçado por não conseguir a minha mulher a aceitar uns Frex cá em casa e desconfiado porque não conseguia bater os meus tempos em algumas pista por mais que inventasse no setup, comecei a alterar outros parâmetros nas opções, com particular atençao ao acelerador e travão.
Ora foi assim que tinha começado a jogar GTR há quase 18 meses com Speed Sensitivty e Brake Sensitivity em 50/50. Depois disso fui alterando (para baixo diga-se) até que durante muito tempo utilizei 10/35, respectivamente.
Mais recentemente (há coisa de uns 6 meses) comecei a modificar no sentido inverso e andava a utilizar sensibilidades de 70/50, novamente para acelerador e travão.
Pois bem, há coisa de dias comecei a experimentar aumentar ainda mais a sensibilidade. Isto porque parecia-me que ainda não era o suficiente para manter o gaz durante a curva (era dificil modular o acelerador em condições) e não me permitia travar em condições (mais uma vez a modulação não era a melhor).
Fui aumentado até que agora estou a usar 85% no acelerador e 75% no travão e só vos digo que tenho muito mais facilidade em modular quer um quer outro. Consigo com um grande á vontade modular o acelerador em curva e manter gaz durante a mesma, o que ajuda de sobremanira a segurar a frente, pelo menos com os meus setups. Igualmente a travagem é mais controlável e com maior modulação.
Penso que quem usa pedais tipo Momo Force ou Momo Racing, ou afins, por termos um curso curto em cada pedal e uma maior leveza dos mesmo, tire benefícios em termos de controle com esta maior sensibilidade.
Isto significa que teremos que "pisar" menos acelerador ou travão para ter a mesma reacção, o que, para mim, é benéfico pois como que aproxima a escala curso pedal/reacção do carro em jogo.
As vantagens que me apercebo são (e são-no de forma evidente):
- menor tendência para bloquear rodas na travagem e maior facilidade em entrar dentro da curva a travar. O movimento no pedal tem como reflexo uma mais rápida correspondência no jogo.
- maior facilidade em aceleração com menor snaping, permintindo saídas mais velozes e melhor controlo. Aplica-se o mesmo que para o travão.
- Menor desgaste dos pneus e menor aquecimento dos mesmos, beneficiando da redução de bloqueios na travagem e patinar das rodas em aceleração. Contribui também a maior facilidade em modular o acelerador em curva, que ajuda a estabilizar trajectórias, reduzir esforço nos pneus da frente (e os traseiros também) e manter uma velocidade em curva superior.
- Melhoria dos tempos por volta entre 0.5 a 0.8 segundos (no meu caso é verdadeiro).
Assim, a título de exemplo, aqui fica que em Monza, com 80 litros, com pneus Med-Med, 2x fuel rate e 2x tyre wear, passei a rodar dentro do 1:44 desde a primeira volta lançada, com uma constante entre os 1:44.500 e os 1:44.000 sendo que a melhor volta foi conseguida dentro dos 1:43.700.
Ainda mais permite rodar com pneus Soft-Med, conseguindo tempos na casa dos 1:44.200 e 1:43.800, mas há custa de um aquecimento maior, mas perfeitamente controlável. E, surpresas das surpresas, até com penus Med-Soft (é verdade) consegue-se gastar os 80 litros com voltas dentro da casa dos 1:44.800 1:44.400, ainda que a primeira volta lançada dificilmente baixe dos 1:45.000.
A título de comparação digo-vos que só em package de qualificação tinha conseguido rodar em 1:43.
Aqui fica o meus testemunho, pelo que não se limitem a alterações no setup mas tenham também atenção ás definições do controlador que usam.
Longe de mim dizer que isto seja o santo graal para que de um momento para outro comecem a melhorar os tempos a olhos vistos, mas experimentem também acertar estes parâmetros para o vosso conforto e facilidade de condução. O que resulta comigo pode não ter o mesmo efeito convosco mas quem sabe se não vão modar alguma coisa no acelerador e travão que vá ter efeitos benéficos em pista.
Boa páscoa que amanhã (hoje) tenho um belo almoço de família.