Competições - individual
Julgo que será preferível dividir este tema em dois, abordando aqui apenas as competições do ponto de vista individual.
Começando pelo princípio, a primeira informação a frisar é a de que iRacing dá a possibilidade de cada participante tomar parte em diferentes series. O acesso a essa series é dependente da licença que cada pessoa tem, que é por sua vez dependente do seu SR. Quem no final de cada season tiver mais de 3.0 SR sobe para licença seguinte. Se tiver menos de 2.0 SR, retrocede para licença anterior.
Até aqui é simples, mas convém mencionar que o nível de exigência é maior à medida em que se sobe nas licenças. Não é assim tão simplista, mas pode-se dizer que:
4.0 SR de Rookie = 3.0 SR Class D = 2.0 SR Class C = 1.0 SR Class B = ...
Número de series
No final desta season, passarão a existir 8 series, 4 em oval, e 4 em road racing. Isto porque quem está na Class D irá subir para a Class C (se tiver o SR necessário). Portanto, se avançarmos no tempo uns meses, no curto prazo vamos passar a ter 12 series, 6 de cada variante de racing:
-
Rookie
- Rookie Adv
- Class D
- Class C
- Class B
- Class A
Nota: Acima da Class A existirá ainda um escalão Pro, mas que funcionará em moldes diferentes e sobre o qual não existe info oficial.
A lista acima descrita não quer dizer no entanto que se fique por estas Classes. Com o progressivo aumento do número de subscribers, nada impede a iRacing de por exemplo criar um path de Rookie até Class A inteiramente composto de single-seaters, outro de tin-tops, etc. Actualmente é apenas um, e que só vai até à Class D, mas desde que haja pessoas suficientes a desejar conduzir determinado tipo de veículo, pode ser implementado. Por exemplo, é perfeitamente viável sonhar com um path "Historic", onde se pudesse colocar series históricas. Pessoalmente, adoraria ver algo desse género.
Seasons
Uma época tem 12 semanas, e podemos obviamente participar em todas as corridas que queiramos, a qualquer hora, mas apenas as 8 semanas onde temos melhores resultados contam. Isto permite algo curioso: é que se eu não tiver uma certa pista e não quiser/puder adquiri-la, posso perfeitamente saltar essa prova. (aliás, basta-me fazer 2 corridas para poder avançar para a licença seguinte, desde que tenha o SR mínimo)
Mas neste sentido, acaba por ser como muitas series reais, onde o condutor/equipa optam por ir apenas a X provas, por poupança de meios. Aqui, mesmo que só participe em oito semanas, ainda posso competir pela vitória, e como cada licença superior baseia-se em parte nos circuitos das licenças anteriores, posso não ter sequer que comprar uma pista essa season. Isto em teoria; na prática, sabendo que a pista só tem o custo inicial e não a pagarei mais, mesmo passado 5 anos, em princípio só se detestar esse circuito é que o saltarei.
Semana de competições
Como foi dito acima, podemos fazer corridas 24/7, apenas uma para a qual nos preparamos especialmente, ou pura e simplesmente optar por não correr. O que é certo é: o meu resultado será a média da/s minha/s corridas/s nessa serie essa semana. E esse resultado é dado em pontos. Mas atenção, NÃO confundir com o iRating. São coisas muito diferentes.
Para exemplificar, fui consultar uma corrida do Filipe Galego, que servirá de exemplo nesta explicação.
É uma corrida em Laguna Seca, com o Soilstice, licença Rookie.
Uma informação importante é o
SoF (Strenght of Field). Isto é a média dos iRatings dos 12 condutores. Apenas um tem Class D, que vemos ter um iRating de 3213, e os outros têm iRating, mas não está visível. Mas o SoF é importante porque determina quantos pontos estão em jogo nessa corrida.
Se repararmos na coluna "Points", vemos que o primeiro classificado ganhou 116 points, e o Filipe 63. A progressão não é linear, mas se por exemplo o SoF fosse 3000, os primeiro poderia ter ganho talvez 180 points. A razão é simples: é bem mais difícil ganhar numa grid com SoF de 3000.
Aliás, é interessante ver o único Class D driver. O coitado do Mike meteu-se num covil de lobos, com Rookies em plena ascensão (que ainda têm poucas corridas, e portanto um iRating que não é o "deles"), e apesar de ter terminado num não muito mau 7º lugar, fazendo 52 points, perdeu foi muito iRating. -51 é bastante. O sistema funcionou como devia: tirou ao Mike (e a outros aos quais o iRating fazia prever que tivessem melhor resultado), e deu a quem tenha tido um resultado superior às expectativas do sistema.
Médias, e estratégias a adoptar para optimkizar resultados
Voltando aos resultados da semana nesta series, o Filipe fez umas 7 ou 8 corridas, portanto o sistema vai fazer a média dos points que ele ganhou nessas corridas.
Normalmente, quem se tenta concentrar em uma única corrida numa determinada series X tem um melhor resultado semanal do que quem faz 10 corridas, e eu julgo que é pelo factor psicológico. No entanto, estou também seguro que essa vantagem só é visível nos aliens, porque todos os outros têm margem de progressão - afinal de contas, se um Hutto consegue, porque não eu? Noutras palavras, o comum dos mortais só beneficia em ganhar prática com o maior número de corridas possível.
Eu abriria uma excepção apenas... sendo competitivo, como todos os simracers, pode acontecer que numa das séries que tenha acesso descubra que posso lutar por um bom lugar numa division, e nesse caso julgo que a minha estratégia passaria a ser: concentração absoluta numa corrida nessa series durante essa season, e descontrair-me-ia nas corridas das outras series.
Divisions
Mudando agora para outra parte da estrutura que já referi noutra thread mas talvez faça sentido colocar aqui...
A existência de Divisions deve-se à vontade de criar competições para todos os users, em vez de apenas para os aliens. Quase como no futebol, onde existem várias Divisões. Na iRacing existem 10 Divisions mais 1 para os rookies (isto para cada series). Quem é Rookie, se competir na Class D durante este tempo fica nessa division especial.
Colocação de cada racer nas Divisions
Se tiverem feito pelo menos uma corrida nas 1ªs duas semanas, no início da terceira semana de cada season o user é colocado numa division, consoante o seu iRating nesse momento. Se não o tiverem feito, só lhes é atribuida uma division quando fizerem a primeira corrida nessa series. Mas duma maneira ou outra, todos vão ser postos numa division desde que fazem uma corrida.
Divisions em acção
Para exemplificar, eu como sou muito lento e logo tenho um iRating baixo, vou para a division 10. Mas, acontece que apesar de ser lento, como estou a comparar-me com os 10% mais lentos de todo o serviço (cerca de 10%, isto não é exacto pela razão referida no parágrafo acima), pode acontecer que eu consiga ser dos melhores de entre esses 10%.
Cada racer vai estar então a competir com pessoas que têm um nível igual ao seu. De certa forma, é uma competição dividida em 10 fatias, para todos poderem ter objectivos palpáveis, se quiserem ligar a isso.
Um dos pontos mais interessantes das Divisions é que exceptuando a Division 1, todas as outras terão pessoas diferentes no seu topo em cada season, porque os vencedores inevitavelmente subem o seu iRating, e ao fazê-lo, vão ser colocados em divisions superiores na season seguinte. Por exemplo, quem vence a division 10 quase de certeza que irá ser colocado na division 9, ou 8, ou 7 na season seguinte. Será que vai continuar a conseguir competir com esses racers? É uma sucessão de competições que nos incentiva sempre a melhorar, e onde todos podem competir por algo. Quer a nível individual, como em Clubs