SimRacing Portugal Forum

Full Version: adaptaçao de volantes
You're currently viewing a stripped down version of our content. View the full version with proper formatting.
Pages: 1 2 3 4
ola a todos.
O meu volante esta a dar as ultimas já que é muito velhinho (12 anos impecável) tendo falhas nos potenciómetros e não se adapta bem aos novos windows. Porem tenho um problema difícil de resolver. Sou paraplégico, (não mexo as pernas) e tenho que acelerar e travar no volante. Os volantes antigos da Thrustmaster no caso o Ferrari F1 FFB tinha patilhas extra abaixo das mudanças que era normalmente usado para travão de mão e embraiagem ou simplesmente para olhar para os lados, o que permitia que se usasse por vez dos pedais. Mas agora não há nada no mercado semelhante.Como não entendo muito de circuitos eléctricos e adaptações gostaria de saber se alguém sabe algo ou se é fácil adaptar os potenciómetros dos pedais numas patilhas extra num volante, ou se há algum produto no mercado que se adapte a esta situação? Tenho procurado em fóruns e sites mas não tenho encontrado nada.......... se alguém puder ajudar agradecia...
thanks and good races.
JO
O meu conselho (e não conhecendo nada acerca do assunto...também nunca procurei que se diga) é apontares para uma das marcas de top (logitech,fanatec,etc) e enviares um email a perguntar se existe algum adaptador,etc.
Também tenho visto pessoal por aqui a postar travões de mão,etc,custom made (feitos por eles),por isso é provavel que alguém por aqui te possa ajudar nisso.
Já agora costumas utilizar mudanças automáticas ou manuais?
O meu volante é parecido com este ([Image: thrustmaster_ff_gt.jpg]), mas sem manete de velocidades e por acaso tem essas patilhas e são automaticamente configuradas para acelerador e travão. Como disse o Valter Cardoso, procura por fazeres um volante custom (ligares e encomendares com os fabricantes) ou então diriges-te a uma loja que venda volantes e procuras um que tenha. Certamente mais volantes têm dessas patilhas Wink
Isso devia ser possível fazer algo homemade. seria era necessário desmontar os pedais de forma a fazer alguma adaptação no próprio volante. (passar os pedais para o volante)
Mas secalhar fazer o que o ppl esta a dizer, tentava ver nos fabricantes se existe algo do genero.

Mas acho que o RGT-FFB tem isso, tem as padles para as mudanças e dps mais abaixo tem 2 padles extras que deve dar para acelarador/travao.
http://www.thrustmaster.com/files.aspx?P...8&Images=1
ora ve ai. Repara na imagem "left and right"

EDIT:
ora ve essa review. logo no inicio tb da para ver essas manetes no volante.
http://www.youtube.com/watch?v=T2CixW4DGS4
mais uma ideia:
desmontar os pedais e tirar os potenciómetros ou comprar uns potenciómetros mais pequenos e monta-los no volante .
penso que não será muito dificil de fazer mas requer alguma habilidade e imaginação e também algum trabalho de serralheiro.

tambem podes comprar um volante com bastantes botões , tipo Logitech - Driving Force GT e configurares alguns botões para acelerador e travão.
Mas o problema dos botões é que quando aceleras ou travas fazes sempre no máximo não dá para ter uma aceleração ou travagem controlada.

espero que consigas arranjar qualquer coisa para que te juntes aqui à malta nos vários campeonatos que a SRP organiza.
João julgo que esses volantes indicados pelo Jorge Alonso te resolverão o problema, além de que são uma opção económica para a qualidade que evidenciam: 73.99 libras+portes na amazon.uk.
Obrigado a todos pelas dicas. Tantas horas de iracing deram completamente cabo dos meus potenciómetros e molas. Ainda mandei um mail para a thrustmaster mas o modelo que tenho já não é fabricado, Fiz umas molas e da para remediar, mas não é a mesma coisa. Em relação ao dito pelo Jorge já conhecia, mas tem os seus problemas, as patilhas são de plástico em vez de metal e tem um tamanho mais pequeno que o meu.
O ideal seria mesmo adaptar um t500rs de alguma maneira. Tenho de ir a um serralheiro bom. Ainda estou à espera de uma resposta pela Fanatec. Mandei um mail a expor o problema, mas são caríssimos. Tenho ouvido que tb teem problemas de fiabilidade. Tu tens um Mário? julgo que li algures que eras um Beta Tester. Deu problemas?
o que eu tenho é este, foi uma edição especial, uma replica do shumi quando estava na ferrari.
[Image: wheel-fwd.jpg]
como é que se consegue por imagens aqui ...lol
Em todo o caso agradeço a todos a ajuda... vou tentar desmontar os pedais e tentar entender como aquilo funciona.
já agora qual a diferença entre potenciómetros e as load cells?? acho que é isso?
Editei o teu post e coloquei a imagem (por menos esse é o link que lá tinhas).
Para colocares imagens podes fazer de duas maneiras.

1-
[IMG]link da imagem[/IMG]

ou

2-em vez de fazeres POST REPLY aqui fazes ADD REPLY e por lá tens um simbolo com um quadrado com uma montanha e um sol que serve para colocar imagens.
Eu tenho um Fanatec João, ainda da fase de beta tester. Portou-se bem e nem o paguei porque a Fanatec mo ofereceu quando passou à produção. Fiquei com um bom equipamento cujo defeito maior é não ter acompanhado as evoluções seguintes o que a nivel de drivers para o Vista 64bits me obriga sempre a reiniciar o PC e avisar o sistema que pode carregar drivers não certificados. Tirando isso e os pormenores que passo a indicar, têm funcionado bem (mais de 3 anos).
Estes pedais estão ligados ao volante via wireless. Ultimamente essa ligação tem-se mostrado instavel. Para o evitar meti há cerca de uma semana uma placa USB (PCie) autonoma para colocar o dongle e parece estar a resultar. Ainda não estou certo disto mas estou com esperanças de ter resolvido o problema. A outra situação que teve a ver com o material é que os shifters eram de plástico e estavam recortados directamente da carcaça que envolve a zona posterior do volante (julgo que os novos já não são assim). Como resultado do uso partiram ambos, o primeiro à um ano e o outro à 2 semanas. Resolvi o problema fazendo eu 2 shifters de aço que aparafusei à caixa com uns "apontadores" ao circuiro impresso. Ficaram melhores que os de origem embora não muito belos (também não se vêem).
Digo-te isto para te dizer que as tuas observações sobre os shifters do RGT não são preocupantes. Se não te servirem, faz-lhes uns aumentos ou substitui-os tu mesmo. Um broquim e uns parafusos resolvem o problema.
Ponho a imagem do meus shifters para ficares de boca aberta perante um trabalho do mais perfeito artesanato Smile.
[Image: e:\fotos\Fanatec%20shifter]
Pages: 1 2 3 4