facebookyoutubegoogletwitterrss
SRP logo

Recover password | Register

login facebook

À conversa com…Alex V. – Digital Apex

By Henrique Alves on Março - 12 - 2012

aconversacomalexv

Hoje como entrevistado, temos Alex V. o líder e coordenador da Digital Apex (DAMT), a equipa portuguesa de modding para simracing.

Para sabermos um pouco mais acerca da vossa equipa, quanto elementos a constituem?

Neste momento somos apenas 3 elementos fixos. Alex V., Bruno Leite e Pedro Teixeira. Temos tido ajuda de elementos externos ao longo do tempo, mas de estrangeiros.

Como e quando surgiu a ideia de criar a Digital Apex?

Foi uma evolução. Comecei com um grupo a fazer conversões do NFS5 para o Racer, chamado RCME, no RaceSimCentral antigo. Depois comecei a interessar-me por fazer os meus próprios carros e skins e integrei uma equipa chamada Team Evolution, que até participava em torneios do LiveForSpeed e tínhamos patrocínio da Lexmark e 3M. Como não era aquilo que procurava decidi fazer eu um projecto e procurar que partilhasse a ideia. Curiosamente (ou não) encontrei mais apoio nos modders estrangeiros do que portugueses.
Depois foi ir afinando até encontrar a vocação principal da DAMT: mods de campeonatos portugueses já ocorridos.

DAMT

Quando se fala de modding, pensa-se principalmente em 4 vertentes: criação de carros, pistas, pinturas e utilitários. O campo de acção da Digital Apex abrange todas elas ou está vocacionada apenas para algumas das referidas?

Estamos concentrados quase exclusivamente na criação de arros e pinturas dos mesmos, desde que se relacionem com campeonatos Portugueses. Não deixamos de lado a hipósese de fazer pistas, aliás estamos a trabalhar lentamente no circuito de Vila do Conde… 🙂

O vosso projecto com mais visibilidade até à data, é o add on para o touring car legends, cuja primeira parte acaba de ser lançada. São 69 skins de carros que competiram em Portugal entre 1988 até 1995.
Quase 70 pinturas para que as pessoas tenham noção do trabalho necessário para concretizar tal feito, quanto tempo demoraram a fazer esta primeira parte e quanto tempo estimam para o lançamento da segunda?

Bom, o trabalho começou antes da primeira release do TCL. Na altura o Alex V. E fez o Corolla AE86. Depois a equipa do TCL desmembrou-se e juntamente com o Bruno Leite começámos a recolher informação, fotografias e vídeos. Comprámos anuários, revistas Turbo, Autosport e outras, gravámos Rotações e procurámos na net. Há skins que demoraram vários anos até termos toda a informação de todos os ângulos!
A segunda vai demorar mais tempo pois estamos a fazer alguns carros em 3D, mas estamos a tentar ser o mais rápidos possível. O número total de skins deverá andar perto das 200 no total, sendo que apenas eu e o Bruno Leite as estamos a pintar – na verdade o Bruno está a fazer a grande maioria.

72escort

Como se concebe uma skin? Quais os passos que têm de efectuar para elaborar uma pintura? Que softwares usam? São válidos para todos os simuladores?

Tentamos recolher o máximo de referências possíveis. Muitas vezes temos de recriar logotipos de marcas que já não existem e outras vezes temos de alterar um detalhe numa skin finalizada porque descobrimos que a final o tom da cor era o errado depois de descobrirmos um vídeo! O software que usamos é o Photoshop e o método é igual para todos os simuladores: pega-se numa template e pinta-se sobre a mesma. Depois a gravação do ficheiro depende de cada jogo, mas nada demais. Complicado mesmo é concebê-las!

Na secção mods do vosso site referem 4 mods de veículos que competiram em Portugal, o add on do touring car legends, campeonato de GT de 2010, campeonato de clássicos de 2010 e Clio Cup 2002. Existem previsões para estes lançamentos?

A Clio Cup 2002 deverá estar para breve, apenas precisamos de acertar detalhes com a equipa FR Racers, autores do primeiro Clio Cup. O CPGT e CPCC ainda vão demorar algum tempo, infelizmente, embora em termos de 3D estejam quase todos os carros feitos. Falta ainda fazer o mapping de quase todos, assim como integrá-los no jogo.
De momento foi-nos pedida ajuda para a revitalização do TCL, à qual acedemos e onde já se pode encontrar evolução com o modelo e texturas do BMW 528i E28 🙂

damt1damt2damt3damt4

Em tempos foi anunciado um mod de Formula Portugal junior, este projecto continua de pé?

Não infelizmente o modelador original do carro que estava na Digital Apex ausentou-se durante imenso tempo e de um momento para o outro enviou-nos um mail a comunicar que não nos dava permissão para usar o modelo. Não tivémos alternativa.

Os vosso projectos são vocacionados para o simulador rfactor. Este simulador foi concebido de forma a fomentar o modding e é talvez um dos mais bem sucedidos de sempre. Quais as razões que vos levaram a trabalhar apenas com este simulador? Ponderaram fazer trabalhos com outros simuladores?

Na altura era o mais acessível ao modding, foi essa a única razão. Além disso o trabalho pode ser convertido para GTR2 e GTL com relativa facilidade.
Para já não pensamos usar outro simulador, mas estamos atentos aos trabalhos em curso pois alguns têm grandes potencialidades.

Com o lançamento oficial do rFactor 2 para breve, já tiveram contacto com a versão beta? Primeiras impressões? O vosso trabalho poderá ser transposto do rfactor para o rfactor 2 sem grande dificuldade?

Ainda não tivemos pelo facto de não acharmos corercto estar a pagar por uma versão beta, ainda por cima sendo nós modders – o que manteve o rF1 vivo durante anos! Quando estabilizar poderemos dar o salto, mas entretanto sairá o GTR3 e outros jogos, o que pode significar que abandonemos totalmente o rF1 e 2.
Quanto à transposição, pelo que percebemos é praticamente impossível “converter” trabalhos do rF1 Para o 2, pois existem vários parâmetros diferentes. Teria de se passar por outro software como o 3D Max, se não se guardassem os originais (nós guardamos).

No vosso site referem que estão à procura de colaboradores, quais são as características e conhecimentos necessários para fazer parte do vosso projecto?

Sim, procuramos modeladores 3D não só para carros mas também para pistas e trackside objects, assim como alguém experiente a integrar carros dentro do rFactor.

Em nome do SRP resta-me agradecer a colaboração da Digital Apex, mais concrectamente, ao Alex V. e desejar bom trabalho nos vários projectos em que estão envolvidos.

Link de discussão no fórum

Categories: Entrevistas, Geral

Comments are closed.

Based on a template designed by: Web2feel.com
Google+
Subscribe to Posts | Subscribe to Comments
Copyright © 2017 SimRacing Portugal