30-04-2017, 11:18 AM
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Tive oportunidade de experimentar o Oculus Rift DK2.
Vou deixar um curto resumo da minha experiencia.
ENJOO
RESOLUÇÃO
IMERSÃO
ENJOO
Sou uma daquelas pessoas que enjoa com extrema facilidade. 1 minuto a andar de carro em pendura a olhar para o telefone é o fim, enjoo de carro, barco, comboio.. já cheguei a enjoar na praia do meco com a ondulação, só me safo de avião.
O meu maior receio era o enjoar, não enjoei! Mas fiquei bastante abatido nas primeiras tentativas, tipo pequena ressaca.
Nunca estive ainda muito tempo com os oculos, penso que devo ter feito 30 minutos seguidos no máximo.
A primeira experiencia foi com o iRacing em Lime Rock com o Porsche Cup, na subida/curva “Uphill” sentia uma sensação estranha na barriga, o normal que sentimos em subidas os descidas bruscas, mas com o tempo, 3 ou 4 voltas esse sentimento passou.
Fazer marcha a traz é um sentimento muito estranho, esse ainda não me passou mas tambem o sinto com 3 monitores.
Estive a usar o dia de ontem, com configurações gastei mais tempo a configurar que a jogar, mas no fim do dia, sentia-me muito mais confortável a usar. Andei pouco mais de 30 minutos, e o sentimento inicial de “ressaca” foi muito menor, para não dizer inexistente.
Acredito que com o uso, me consigo habituar perfeitamente.
RESOLUÇÃO
Muito baixa, principalmente quando queremos ver detalhes, placas com distancia para a curva, não têm leitora, ou só tem quando estamos mesmo em cima delas.. tem de ser por memória o que normalmente acontece comigo.
Como não uso muito “marcadores” os meus pontos de travagem e viragem são mais pelo feeling do espaço este factor na me afecta muito, para quem é rápido deve ser dificil fazer bons tempos.
Em Mid Ohio, a T1 é uma esquerda que está “marcada” por uma linha amarela fina que define o interior, não se consegue ver, foi muito dificil fazer voltas ali sem falhar a curva.
Em Sebring, novamente na T1 para a esquerda, a minha referencia para a entrada na T1 e o fim do muro e o inicio dos pinos laranja, não conseguia ver de forma útil essa referência, mas com a percepção do espaço consegui acertar bem com a curva. Nesta acredito que com treino se faz melhor com o Rift, pela percepção do espaço.
Aqui andei a treinar com o IMSA usando o Corvette DP, sendo um campeonato multiclasse tem vários modelos diferentes, só quando estava em cima dos carros (4 ou 5 mts) conseguia identificar o modelo.
IMERSÃO
É alucinante… É tão espetacular que dá vontade de trocar já para o Rift, mesmo com as enormes limitações de resolução. Como é ainda muito caro não vou fazer, mas já me levou a abortar a reforma do SimRacing.
Vou espera pela próxima geração de VR, se tiverem o dobro da resolução do que existe agora, ainda fica com bastante menos que um monitor FullHd de 22” a 60cm dos olhos, mas já é mais que suficiente para mudar.
A imersão não dá para descrever, é como estar dentro de um carro… com muito pouca resoluçã na imersão a falta de resolução não afecta muito o efeito, lembro-me de dar umas voltas com o HPD em LeMans e quase conseguia sentir as aquecer quando o angulo do sol as iluminava.
Não é só o sentimento de imerssão que se ganha, a percepção da pista é fenomenal, com o HPD em LeMans, sinto que fiz logo todas as curvas melhor… A entrada em Indianapolis e espetacular, fazer as Porsche.. indescritível.
No Assetto Corsa, fui dar umas voltas no circuito do Estoril, o único em que já andei na vida real. Fui com o MX5 original, a percepção da pista é muito melhor.. novamente, travar e fazer a T1, é tão mais simples…
O Rift com o resto do meu setup, SimCube; Buttkicker com SimVibe, traduzem uma experiência muito mais real que com apenas 3 monitores. Vou apenas esperar provavelmente pelo Oculus Rift CV2.
Tive oportunidade de experimentar o Oculus Rift DK2.
Vou deixar um curto resumo da minha experiencia.
ENJOO
RESOLUÇÃO
IMERSÃO
ENJOO
Sou uma daquelas pessoas que enjoa com extrema facilidade. 1 minuto a andar de carro em pendura a olhar para o telefone é o fim, enjoo de carro, barco, comboio.. já cheguei a enjoar na praia do meco com a ondulação, só me safo de avião.
O meu maior receio era o enjoar, não enjoei! Mas fiquei bastante abatido nas primeiras tentativas, tipo pequena ressaca.
Nunca estive ainda muito tempo com os oculos, penso que devo ter feito 30 minutos seguidos no máximo.
A primeira experiencia foi com o iRacing em Lime Rock com o Porsche Cup, na subida/curva “Uphill” sentia uma sensação estranha na barriga, o normal que sentimos em subidas os descidas bruscas, mas com o tempo, 3 ou 4 voltas esse sentimento passou.
Fazer marcha a traz é um sentimento muito estranho, esse ainda não me passou mas tambem o sinto com 3 monitores.
Estive a usar o dia de ontem, com configurações gastei mais tempo a configurar que a jogar, mas no fim do dia, sentia-me muito mais confortável a usar. Andei pouco mais de 30 minutos, e o sentimento inicial de “ressaca” foi muito menor, para não dizer inexistente.
Acredito que com o uso, me consigo habituar perfeitamente.
RESOLUÇÃO
Muito baixa, principalmente quando queremos ver detalhes, placas com distancia para a curva, não têm leitora, ou só tem quando estamos mesmo em cima delas.. tem de ser por memória o que normalmente acontece comigo.
Como não uso muito “marcadores” os meus pontos de travagem e viragem são mais pelo feeling do espaço este factor na me afecta muito, para quem é rápido deve ser dificil fazer bons tempos.
Em Mid Ohio, a T1 é uma esquerda que está “marcada” por uma linha amarela fina que define o interior, não se consegue ver, foi muito dificil fazer voltas ali sem falhar a curva.
Em Sebring, novamente na T1 para a esquerda, a minha referencia para a entrada na T1 e o fim do muro e o inicio dos pinos laranja, não conseguia ver de forma útil essa referência, mas com a percepção do espaço consegui acertar bem com a curva. Nesta acredito que com treino se faz melhor com o Rift, pela percepção do espaço.
Aqui andei a treinar com o IMSA usando o Corvette DP, sendo um campeonato multiclasse tem vários modelos diferentes, só quando estava em cima dos carros (4 ou 5 mts) conseguia identificar o modelo.
IMERSÃO
É alucinante… É tão espetacular que dá vontade de trocar já para o Rift, mesmo com as enormes limitações de resolução. Como é ainda muito caro não vou fazer, mas já me levou a abortar a reforma do SimRacing.
Vou espera pela próxima geração de VR, se tiverem o dobro da resolução do que existe agora, ainda fica com bastante menos que um monitor FullHd de 22” a 60cm dos olhos, mas já é mais que suficiente para mudar.
A imersão não dá para descrever, é como estar dentro de um carro… com muito pouca resoluçã na imersão a falta de resolução não afecta muito o efeito, lembro-me de dar umas voltas com o HPD em LeMans e quase conseguia sentir as aquecer quando o angulo do sol as iluminava.
Não é só o sentimento de imerssão que se ganha, a percepção da pista é fenomenal, com o HPD em LeMans, sinto que fiz logo todas as curvas melhor… A entrada em Indianapolis e espetacular, fazer as Porsche.. indescritível.
No Assetto Corsa, fui dar umas voltas no circuito do Estoril, o único em que já andei na vida real. Fui com o MX5 original, a percepção da pista é muito melhor.. novamente, travar e fazer a T1, é tão mais simples…
O Rift com o resto do meu setup, SimCube; Buttkicker com SimVibe, traduzem uma experiência muito mais real que com apenas 3 monitores. Vou apenas esperar provavelmente pelo Oculus Rift CV2.