16-09-2008, 02:04 PM
ArrayOs apêndices aerodinâmicos (asas e afins) têm uma finalidade precisamente inversa à dos aviões, ou seja força descendente nos Formula 1, e ascendente nos aviões. Quanto mais apoio um carro tiver mais colado ao chão está (efeito velocidade), e maior será a resistência ao vento, resultando em maior eficácia em curva e menor velocidade de ponta.
Quando um Formula 1 segue na traseira de outro, não tem o vento a fazer essa força descendente, pelo que facilita nas ultrapassagens, pois há menor resistência ao vento e consequente maior velocidade de ponta. Em curva o carro não tem a força descendente devida, daí ser pior em todos os aspectos, quer de estabilidade quer de eficácia.[/quote]
Finalmente percebi a 100% porque é que os carros viram mal quando faço uma curva atrás doutro piloto e travo e viro como normalmente faria. Sabia que a tendência era sub viradora, mas nunca tinha percebido bem porquê. É mais simples de entender do que pensava, até. Boa dica, essa. Obrigado:fixe:
Quando um Formula 1 segue na traseira de outro, não tem o vento a fazer essa força descendente, pelo que facilita nas ultrapassagens, pois há menor resistência ao vento e consequente maior velocidade de ponta. Em curva o carro não tem a força descendente devida, daí ser pior em todos os aspectos, quer de estabilidade quer de eficácia.[/quote]
Finalmente percebi a 100% porque é que os carros viram mal quando faço uma curva atrás doutro piloto e travo e viro como normalmente faria. Sabia que a tendência era sub viradora, mas nunca tinha percebido bem porquê. É mais simples de entender do que pensava, até. Boa dica, essa. Obrigado:fixe: