SimRacing Portugal Forum
O "vosso" simracer no Motors TV :) - Printable Version

+- SimRacing Portugal Forum (https://www.simracingportugal.net/forum)
+-- Forum: SimRacing Portugal (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=3)
+--- Forum: SimRacingPortugal (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Thread: O "vosso" simracer no Motors TV :) (/showthread.php?tid=9564)

Pages: 1 2


O "vosso" simracer no Motors TV :) - MiguelGomes - 26-10-2009

Não percam hoje no Motors TV às 21h20 a última jornada da European Late Model Series (uma espécie de NASCAR à Europeia numa fase embrionária) onde participei.

Para quem não sabe comecei nestas andanças em 2007, na oval de milha e meia de Rockingham. Com experiência apenas de simuladores passei nos testes num carro de 450 cv e com médias por volta acima dos 230km/h.

Qualquer que seja a modalidade acredito que os simuladores já são uma verdadeira escola de pilotos e que cada vez mais as equipas reais irão procurar talentos no mundo virtualWink

Mais infos no meu site: www.miguel-gomes.com

[Image: ipswich2.jpg]

Abraço


RE: O "vosso" simracer no Motors TV :) - Tiago Silva - 27-10-2009

Miguel, bem aparecido sejas.
Tenho acompanahado as notícias que aparecem das tuas corridas. Smile
Boa sorte, e vai mandando notícias!!

p.s. - quando voltamos a fazer uma corrida de kart como fizemos em Leiria, da outra vez?! Wink


RE: O "vosso" simracer no Motors TV :) - Cesar Ferrolho - 27-10-2009

Wow!
Ainda n te conhecia Miguel, nem tinha ouvido falar do European Late Model Series.
Conta lá como deste esse salto para os carros reais, isso é fantástico !!
Só tinhas mesmo experiência em simuladores?! Nem karts de 2 tempos nem nada?
Como te deram o teste nos carros reais?
Tou cheio de curiosidade Smile
Quer dizer que eu (ou outro simracer) talvez ainda tenha esperança de dar umas voltas num carro potente Big Grin

Abraço e boa sorte para a tua carreira.


RE: O "vosso" simracer no Motors TV :) - MiguelGomes - 27-10-2009

Obrigado Tiago!Wink corrida de karts é logo que se combine uma, a ver se se repete aquele "photo finish" de Leiria Big Grin

César, vou-te contar como foi...participava em algumas ligas com o "velhinho" Nascar Racing 2003 Season. Numa dela conheci um piloto "real", o francês Thierry Haenel, que participava no campeonato Britânico SCSA (ex- ASCAR, ex-Days of Thunder Series), com estes carros na oval de Rockingham.

Depois de muitas disputas nas pistas virtuais ele disse-me que devia fazer os Rookie Tests para tentar ficar apto para entrar no campeonato em 2007. Sem qualquer experiência automobilistica foi ele também que convenceu uma das equipas organizadoras a deixar-me entrar nos testes.

Eramos 7 candidatos, todos tinham experiência automobilistica (Rally, GT's, etc) menos eu que só tinha feito karting amador e simuladores. Mas acabei por ser um dos 3 considerados aptos e o mais rápido no teste final.

Penso que segredo foi mesmo a experiência de simulador pk apesar da minha inexperiência noutro tipo de carros, neste em particular estava mais à vontade do que o resto dos pilotos que nunca tinham andado em carros do género.

São carros potentes, pesados, e com mto pouca tecnologia, é uma condução completamente diferente de um GT por exemplo. A "suavidade" que era necessária para conduzir estes carros aprendi-a no simulador!


RE: O "vosso" simracer no Motors TV :) - Cesar Ferrolho - 27-10-2009

(27-10-2009, 04:40 PM)MiguelGomes Wrote: Obrigado Tiago!Wink corrida de karts é logo que se combine uma, a ver se se repete aquele "photo finish" de Leiria Big Grin

César, vou-te contar como foi...participava em algumas ligas com o "velhinho" Nascar Racing 2003 Season. Numa dela conheci um piloto "real", o francês Thierry Haenel, que participava no campeonato Britânico SCSA (ex- ASCAR, ex-Days of Thunder Series), com estes carros na oval de Rockingham.

Depois de muitas disputas nas pistas virtuais ele disse-me que devia fazer os Rookie Tests para tentar ficar apto para entrar no campeonato em 2007. Sem qualquer experiência automobilistica foi ele também que convenceu uma das equipas organizadoras a deixar-me entrar nos testes.

Eramos 7 candidatos, todos tinham experiência automobilistica (Rally, GT's, etc) menos eu que só tinha feito karting amador e simuladores. Mas acabei por ser um dos 3 considerados aptos e o mais rápido no teste final.

Penso que segredo foi mesmo a experiência de simulador pk apesar da minha inexperiência noutro tipo de carros, neste em particular estava mais à vontade do que o resto dos pilotos que nunca tinham andado em carros do género.

São carros potentes, pesados, e com mto pouca tecnologia, é uma condução completamente diferente de um GT por exemplo. A "suavidade" que era necessária para conduzir estes carros aprendi-a no simulador!

Excelente! Uma história de sonho, para nós, simracers. Smile

Sem dúvida os simuladores ajudam em certos níveis: A suavidade, como disseste. Como normalmente usamos volantes com pedais de plástico, qq força a mais pode significar despiste. Quase de certeza q isso nos treina a ser suaves nos pedais.
Outra coisa que desconfio que tb ajuda é decorar pistas mt rapidamente. Nos simuladores existem milhentas pistas e só memorizando depressa é q se consegue ser rápido já que normalmente não temos muito tempo livre para treinar durante horas. Depois na realidade, necessitamos de poucas voltas para ser rápidos.
E provavelmete há mais aspectos que contam...

Uma vez mais, boa sorte, "colega" simracer Big Grin


RE: O "vosso" simracer no Motors TV :) - Pedro Rodrigues - 27-10-2009

Boa sorte Miguel! Smile


RE: O "vosso" simracer no Motors TV :) - Mario Pires - 28-10-2009

É porreiro ver alguem "saltar" dos simuladores para a realidade com êxito. Pelos vistos o factor "medo" não te atrapalhou Smile. Vi que andas nas ovais no iRacing, estás satisfeito com as capacidades do simulador? Boa sorte e representa-nos a todos.


RE: O "vosso" simracer no Motors TV :) - MiguelGomes - 29-10-2009

Quando conheci o piloto francês e ainda nem sonhava que um dia ia conduzir um carro destes a sério o que ele me disse foi que hoje em dia os simuladores estão tão avançados em termos de física que o carro reage tal como na realidade.

No caso do simulador em questão, o velhinho Nascar Racing 2003, quase toda a gente usava setups muito soltos (os do Volker Hackman) que ninguém arriscaria correr na realidade. Era como treinar em condições ainda mais difíceis do que na realidade.

E foi o que constatei, o carro real não era tão dificil de conduzir como aqueles virtuais com os setups do volker, pelo menos tinha mais aderência.

A grande diferença é o "factor medo" e a sensação de velocidade. Ainda n há simulador que nos faça sentir o medo de bater a sério contra um muro Big Grin (e esse medo tb condiciona a condução) nem que faça sentir a vertigem da velocidade que se sente quando é a sério.

Ultimamente só tenho corrido no iRacing, é um excelente simulador só é pena ser ficar caro comparado com os outros o que afasta muita gente. Já me disseram que também ha mods bastante bons para rFactor mas ainda não experimentei.


RE: O "vosso" simracer no Motors TV :) - Cesar Ferrolho - 29-10-2009

Vem correr conosco.
Estamos a fazer umas funraces às segundas e quartas com rfactor.
Um dos mods é de karts Smile


RE: O "vosso" simracer no Motors TV :) - Tiago Silva - 29-10-2009

César, tens de estudar ai um bom mod de NASCAR para o rFactor e ver umas pistas para uma fun race!!! Big Grin